sábado, 9 de abril de 2011

Breve apresentação do Deputado Milton Zimmer

Assembléia Legislativa
Nome: Milton Zimmer Schneider
Nome Parlamentar: Milton Zimmer
Profissão: assessor de ONG´s
Email: depmiltonzimmer@alepa.pa.gov.br
Site Pessoal/Assembléia: http://www.alepa.pa.gov.br/
Área de Atuação: Estado do Pará com prioridade nas regiões sul e sudeste. Atuação com ênfase na agricultura familiar, ocupação no campo, reforma agrária, meio ambiente, extensão rural, movimentos sociais, associativismo, cooperativismo, mineração, entre outros..
        
          Eleito com 22.906 votos no pleito de outubro passado, Milton Zimmer Schneider assumiu em 2011 seu primeiro mandato como deputado estadual. Filho de agricultores familiares, é natural de Roque Gonzales, no Rio Grande do Sul.  É graduado em Filosofia, com especializações em Elaboração de Projetos e Cooperativismo.
          Por conhecer de perto as dificuldades vividas pelos agricultores, desde que chegou a Parauapepas em 1991, iniciou a implantação de diversos projetos comunitários fundamentados na necessidade de organizar e promover o desenvolvimento sustentável do segmento rural constituído pelos agricultores familiares. 
          No município, contribuiu para a criação das cantinas comunitárias e na organização das associações de produtores familiares. Também foi assessor comunitário e ajudou a democratizar o crédito, onde elaborou projetos importantes que dinamizaram a economia e o fortalecimento das atividades dos comunitários e associados, contribuindo para melhorar a qualidade de vida das famílias.Com o seu apoio, a implantação da Cooperativa mista dos produtores rurais da região de Carajás (COOPER) tornou-se realidade.
          Em 2001, passou a ser integrante da equipe de organização do cooperativismo ligado ao movimento sindical, colaborando para a criação de sete cooperativas agropecuárias. Ainda na mesma época, Zimmer contribuiu muito para fundar a Federação das cooperativas da agricultura familiar do sul do Pará (FECAT). 
           Os seus projetos beneficiaram milhares de agricultores familiares da região, transformando sonhos em realidade, promovendo a inclusão social e a geração de emprego e renda. Com sua luta e dedicação, várias associações e cooperativas ganharam força e reconhecimento da sociedade local e regional.  
          A partir disso, Zimmer começou a se destacar. Em 2005, recebeu o convite para assumir a secretaria de Produção Rural de Parauapebas.

          Como secretário, desafiou as formas tradicionais de gestão e estabeleceu o Orçamento Participativo, discutindo com os movimentos sociais a melhor forma de aplicar os recursos. Em parceria com as associações e cooperativas implantou a mecanização agrícola, o que favoreceu o aumento da produtividade nas lavouras, configurando-se como o maior programa de mecanização de terras voltado para a agricultura familiar no estado do Pará.  Também contribuiu para a abertura de mais de 100 açudes em áreas com graves problemas de água, distribuiu mais de 120 mil mudas de espécies frutíferas. Ainda à frente do órgão, fundou o Centro de tecnologia da agricultura familiar.
          A dedicação e o trabalho bem sucedido resultaram em reconhecimento. Em 2006, candidatou-se a deputado estadual e, apesar de ter alcançado mais de 20 mil votos não conseguiu obter uma vaga na Assembléia Legislativa. Mas no mesmo ano recebeu o convite para ocupar o cargo de presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). Nesta, exerceu as atividades por um período de seis meses. A convite do prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, retornou ao município para assumir a secretaria de Finanças. Com seu jeito democrático de administrar, estabeleceu mais uma vez uma relação de confiança e com intensa participação popular.       
Sua competência contribuiu para a crescente trajetória política. Com a eleição ao cargo de deputado estadual para a legislatura 2011-2014, Zimmer terá certamente mais incentivos para continuar a luta em defesa dos que trabalham no meio rural e dependem do campo para sobreviver.
A atuação como parlamentar estará focada no desenvolvimento da agricultura familiar em todos os seus aspectos, associativismo e cooperativismo; ocupação no meio rural e reforma agrária; assistência técnica e desenvolvimento sustentável; mineração e crescimento econômico regional.   
         Em seu primeiro mandado, assume como titular as seguintes comissões: Ecologia, Meio Ambiente, Geologia, Mineração e Energia;  Relações do Trabalho, Previdência e Assistência Social. Ele também é suplente da Comissão de Constituição e Justiça.

Fonte: página da Assembléia Legislativa http://www.alepa.pa.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário