sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Disputas nos sindicatos

Agora pela manhã tem Assembléia do SINTEPP (educação) São Domingos do Araguaia, na definição das regras do jogo é reconmedável, combinar com os "russos". Vai render...

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PMDB se articulando

Caravana de convenções do PMDB pela BR-222 prepara legenda para disputa




Fizemos ontem uma verdadeira caravana de convenções do PMDB pela BR 222. Eu, o deputado estadual Parsifal Pontes e a deputada federal Elcione Barbalho percorremos os municípios de Bom Jesus do Tocantins, Abel Figueiredo, Rondon do Pará e Dom Elizeu. O PMDB é um dos maiores partidos do Brasil e do Pará e está reforçando suas bases para as eleições municipais do ano que vem. Em Bom Jesus prefeitos, vereadores e correligionários receberam os parlamentares do PMDB. Em Abel Figueiredo o prefeito o prefeito Hidelfonso Abreu, do PP, anunciou a adesão do atual vice Prefeito da cidade, Jardison Batista dos Santos ao PMDB. Fez também a comunicação oficial de que Jardison, pré-candidato do partido ao cargo de prefeito, com Antônio Calhau (PP) sendo o pré-candidato à vice prefeito. Em Rondon, o ex-prefeito Edilson Oliveira foi eleito para presidir o PMDB no município, que terá candidato da legenda para a disputa. A caravana seguiu para o município de Dom Elizeu à noite, por volta das 20h.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Articulações políticas e m prol de obras na área dos Transportes

Terminou agora há pouco a reunião de lideranças políticas e empresariais do Pará com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, em Brasília, na qual foram discutidos temas envolvendo obras federais no Estado, entre elas, pavimentação da BR-153e Transamazônica; Hidrovia do Tocantins, Federalização da Pa-150, e o porto público de Marabá.
O governador Simão Jatene, que se encontrava na comitiva acompanhado dos secretários Sérgio Leão e Sidney Rosa, fez uma exposição sobre a importância e situação atual da BR-163, na obtenção de informações detalhadas sobre a disposição do governo em acelerar as obras de pavimentação da mesma.
Sérgio Passos apresentou relato sobre o estágio dos serviços de asfaltamento, mostrando que as obras estão em estágio adiantado.
Porto Público
Maurino Magalhães, prefeito de Marabá, procurou sensibilizar o ministro para o envolvimento direto do governo federal na construção do porto público de Marabá, cobrando uma parceria mais efetiva do ministério dos Transportes. O prefeito disponibilizou a vontade do município em participar na parceria como agente direto da obra, o que deixou o ministro entusiasmado com a proposta.
Sérgio Passos disse considerar o porto público do município uma das obras mais importantes no conjunto estruturante de empreendimentos que o governo federal procura visualizar em torno da hidrovia Araguaia-Tocantins, revelando que o Dnit já está trabalhando na elaboração do seu projeto.

BR-163 e Transamazônica
Ao se incorporar à exposição de Simão Jatene sobre a pavimentação da BR-163 e da Transamazônica, Passos revelou existirem alguns “gargalos” que estão atrapalhando o andamento pleno dos serviços de asfaltamento da Transamazônica, “mas que aos poucos estamos conseguindo equacioná-los para que a obra deslanche de vez”.
Hidrovia
Ítalo Ipojucan, presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá, e Divaldo Souza, diretor da ACIM, ficaram responsáveis pela exposição sobre a hidrovia Araguaia-Tocantins como eixo catalisador do desenvolvimento da região Sul e Sudeste do Pará, e seus efeitos na economia do Pará.
Ao responder aos questionamentos dos dois empresários, ministro dos Transportes informou aquilo que já havia sido antecipado pelo blog, ou seja, a de que a presidente Dilma Roussef quer a Vale diretamente envolvida na construção da obra.
Segundo o ministro, “existe orientação da Presidência da República para que ele e a ministra do Planejamento, Mirian Belchior”, tratem do assunto diretamente com a mineradora. Sem entrar em detalhes, o ministro pediu apenas um prazo de 60 dias para que a mesma comitiva de empresários e políticos do Pará volte a discutir o assunto hidrovia, período em que os dois ministérios deverão alinhavar alguns procedimentos junto a Vale.
Federalização
Quando foi provocado para explicar o estágio do processo de federalização da Pa-150, Paulo Sérgio fez a revelação até então desconhecida: a de que ele assinara nas últimas horas o termo de aceitação da rodovia integrada ao governo federal, passando agora a denominar-se, oficialmente, BR-155.
Mais: anunciou para este ano algumas obras de readequação da rodovia, mas com a garantia de que obras de restauração da mesma somente a partir do verão de 2012, quando haverá presença efetiva do governo em toda a extensão da estrada federalizada.
Comitiva
Participaram da audiência no Ministério dos Transportes, o governador Simão Jatene; prefeito de Marabá, Maurino Magalhães; secretários de Estado Sérgio Leão e Sidney Rosa; a bancada federal do Pará: senadores Flexa Ribeiro e Mário Couto (PSDB); deputados federais Zé Geraldo, Beto Faro e Miriquinha Batista (PT); Josué Bengston (PTB), Asdrubal Bentes (PMDB), o ex-deputado Paulo Rocha; Ítalo Ipojucan, presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá, Ítalo Ipojucan, além dos diretores Gilberto Leite, César Olivi e Divaldo Souza; secretário de Industria e Comércio de Marabá, João Tatagiba -, além do empresário Leonilso Rocha e diretores do grupo Leolar, Zé Fera e Marta.

Comitiva paraense recebida no gabinete de Paulo Sérgio

César Olivi, Asdrubal Bentes, Leonildo Rocha, Maurino Magalhães, Zé Geraldo, Simão Jatene, Paulo Rocha, ministro Paulo Sérgio, Josué Bengston, Flexa Ribeiro e Beto Fato.

Zé Geraldo, Maurino Magalhães, Paulo Sérgio e João Tatagiba.

Zé Geraldo, Leonildo Rocha, Maurino Magalhães, Paulo Sérgio, Josué Bengston, Gilberto Leite e Zé Fera.

Simão Jatene fez exposição ao minsitro dos Transportes

Obs. Copiado do blog do Hiroshi Bogea.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Sezostrys estamos solidários

Estamos solidários com você conte com nosso apoio.

Araguaia - Edmilson exige proteção à vida de Fonteles e Sezostrys

O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) apresentou moção na Assembleia Legislativa do Pará, na sessão ordinária desta quarta-feira, 14, cobrando das autoridades a garantia de proteção às vidas do ex-vereador Paulo Fonteles Filho (PT) e da liderança do PC do B na região do Araguaia, Sezostrys Alves da Costa. Eles têm sofrido ameaças por conta do trabalho de apoio às autoridades na busca dos desaparecidos da Guerrilha do Araguaia, ocorrida no Sul do Pará entre 1972 e 1975, quando comunistas enfrentaram a ditadura militar.

Na época, vários ativistas políticos contrários aos governos militares foram presos, torturados e muitos deles desapareceram. Até os dias atuais, familiares e entidades de defesa dos direitos humanos buscam informações dos desaparecidos. “Essa história recente no Brasil precisa ser descortinada em nome da moral e do próprio estado de direito”, defendeu Edmilson, em plenário.

Paulo Fonteles Filho e Sezostrys Costa vem subsidiando os trabalhos de pesquisa do Ministério da Defesa e da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, através do Grupo de Trabalho do Tocantins. As pesquisas vêm indicando a localização dos restos mortais dos desaparecidos do Araguaia.

O serviço de proteção à testemunha já foi garantido para Sezostrys, mas as ameaças continuam na tentativa de tumultuar as investigações. “É preciso ampliar a rede de proteção. Há necessidade também de apurar tais denúncias e chegar aos culpados, que não querem que a verdade venha à tona. O Estado brasileiro precisa dar essa resposta à nação brasileira. A história verdadeira desse povo deve ser contada”, defendeu Edmilson.

Será dada ciência da moção à Presidência da República, ao governador do Estado, direção nacional do PC do B, Ministério da Justiça, Polícia Federal, Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Secional Pará da OAB, Ministérios Públicos Federal e Estadual, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos.

fonte: blog do Edmilson Rodrigues