quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Emater completa 47 anos e comemora os avanços nos campos do Pará

 


A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) completa 47 anos de atuação em prol da agricultura familiar paraense, nesta segunda-feira, 03 de dezembro. Atualmente, com mais de mil extensionistas, a Empresa está presente em quase 100% dos municípios paraenses, faltando apenas um escritório em Belém, mas há previsão para que no primeiro semestre do próximo ano uma estrutura física seja implantada na capital do Estado. Uma comemoração dupla está sendo preparada para acontecer no próximo dia 07, um dia depois do Dia do Extensionistas Rural, braço operacional da Empresa.

Segundo o engenheiro agrônomo Paulo Lobato, coordenador técnico da Emater, será dentro do espaço da Embrapa Amazônia Oriental que funcionará o escritório local da Emater. Belém é o único município que ainda não possui instalações físicas, já que os produtores rurais do município já sejam atendidos pelo escritório de Ananindeua. “Com essa inauguração, prevista para o próximo ano, o atendimento aos agricultores belenenses se tornará mais próximo e mais especializado”, afirmou o técnico.

A atividade desenvolvida pela Emater rende frutos por todo estado. Atualmente, os investimentos estão voltados para o Programa de Modernização da Agricultura Familiar, do Governo do Estado, em parceria com a Sagri e a Ceasa, no qual estão reunidos e organizados todos os projetos atividades desta Empresa. Este Programa é a reunião de 14 macro-ações que entrarão em vigor até 2015, visando à organização produtiva familiar; áreas de populações tradicionais e reservas extrativistas e reforma agrária; cadeia produtiva de origem animal e vegetal; além de pesquisa em apoio do desenvolvimento rural sustentável e de bioenergia.

Segundo a presidente da Empresa, Cleide Amorim de Oliveira, “com um orçamento de mais de 15 milhões de reais para o primeiro ano, já nos permitiu aplicar, até novembro, mais de 53% deste valor. E ainda podemos citar as nossas das ações voltadas para a Pesca e Aquicultura e Municípios Verdes”, ponderou.

Outra forma do trabalho da Emater chegar ao campo é por meio das chamadas públicas contratadas junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que a Empresa concorreu e venceu, oferecendo assistência técnica e extensão rural de qualidade para mais de 16 mil famílias, atingindo populações de 85 municípios, assentadas ou não. “Isso qualifica o campo paraense agregando valor e buscando um desenvolvimento econômico e social. E temos mais por aí: fomos aprovados, também pelo MDA, para trabalhar com as mulheres de cinco municípios marajoaras, atendendo mais 400 famílias”, ressaltou a presidente.



Texto: Kenny Teixeira

Foto: Newton Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário