sábado, 23 de fevereiro de 2013

UFPA E SEMED PROMOVEM CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL




A Universidade Federal do Pará (UFPA) através do Núcleo de Educação Ambiental (NEAm) do Campus Sul e Sudeste do Pará, coordenado pelo professor Prof. Msc. José Pedro Azevedo Martins em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Marabá (SEMED), tendo como secretário o educador popular Luiz Bressan e a frente da Diretoria de Ensino Rural o professor Francisco Pereira Neto promoveram um Curso de Formação em Educação Ambiental.
Esta primeira atividade foi dedicada especificamente para os/as professores/as que trabalham como formadores/as da Diretoria de Ensino Rural da SEMED, ocorreu no período de 18 a 22 de fevereiro de 2013, na Escola Artur Guerra Guimarães.
O programa do curso envolveu os seguintes temas: educação crítica e libertadora; fundamentos da Educação Ambiental; a relação homem e o ambiente; os impactos globais e locais integrados ao desenvolvimento regional e construção de planejamento e projetos de ensinos considerando a dimensão ambiental. Que foram desenvolvidos através de leituras, debates, seminário e vídeos sobre a temática.
Esta formação visa melhorar a qualidade do ensino desenvolvido nas escolas do campo. Para a maioria dos participantes uma ação inovadora, atrativa e prazerosa que renderá frutos nos espaços escolares rurais.
O Núcleo de Educação Ambiental (NEAm) da UFPA tem vários anos de experiência, principalmente em Parauapebas. E agora, nesta nova administração do prefeito João Salame as perspectivas são favoráveis, sobretudo, pela parceria com as secretarias municipais de educação e meio ambiente.
Neste sentido, outras ações de Educação Ambiental serão realizadas no decorrer do ano no âmbito do Projeto: a Educação Ambiental para comunidades sob influência do Complexo Siderúrgico Alpa em Marabá – Pará, coordenado por José Pedro. 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário