domingo, 10 de março de 2013

Reunião da Equipe Pedagógica Nacional da UNEFAB



O educador Damião Santos retomou a participação de Marabá na UNEFAB, o objetivo principal é a consolidação Projeto de Educação do Campo e Extensão Rural por Alternância da Região Sudeste do Estado do Pará (PROEFA), que visa à implantação de uma EFA municipal, expansão e fortalecimento da Pedagogia da Alternância em âmbito regional.

No período de 5 a 7 de março de 2013, na cidade de Silvânia – Goiás, no Centro de Formação da Agricultura Familiar Padre Leandro Caliman (CENTAF) a União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (UNEFAB) http://www.unefab.org.br realizou uma reunião da Equipe Pedagógica Nacional (EPN). Participaram representantes dos regionais: Joel Duarte Benísio  - Movimento Educacional Promocional do Espírito Santo  (MEPES) www.mepes.org.br, Rute Maria dos Santos - Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia (AECOFABA), Marilene Bispo - Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas  do Semi-Árido (REFAISA) http://refaisaba.blogspot.com.br/ ), Idalino Firmino dos Santos - Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas  (AMEFA) http://amefa.wordpress.com,  Marleide Alves das Neves - União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Maranhão  (UAEFAMA), Aparecida Maria Fonseca (Associação das Escolas Famílias Agrícolas do Centro Oeste e Tocantins (AEFACOT) http://efaorizona.blogspot.com.br/  ou http://www.orizonaemfoco.com/, Geraldo Dias Valadão (Associação das Escolas Famílias Agrícolas de Rondônia (AEFARO), Hildete Margarida Rodrigues de Souza Rede de Escolas Famílias Agrícolas do Amapá (RAEFAP), Antonio Carlos Gomes – Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (AGEF) www.efasantacruz.blogspot.com.br,  Maria Rozinira Bezerra Cavalcante “Nila” - EFA Dom Fragoso – Independência - Ceará http://escolafamiliagricoladomfragoso.blogspot.com.br/ ) e Damião Solidade dos Santos - EFA de Marabá – Pará http://blogdodamiaosantos.blogspot.com.br/ ).
Os agricultores representantes da Diretoria da UNEFAB: Antonio Baroni Rocha (Presidente da UNEFAB – AEFACOT), Joaquim José da Silva (Secretário da UNEFAB - AECOFABA), José Manoel de Sousa (Tesoureiro da UNEFAB - UAEFAMA). Também participou o agricultor Carlos Cristóvao Sossai (Rede das Associações dos Centros Familiares de Formação por Alternância do Espírito Santo – RACEFAES).

Regionais ausentes: Associação Regional das Escolas Família Agrícola do Piauí – (AEFAPI) http://aefapi.blogspot.com.br/. Fundação Padre Antonio Dante Civiero (FUNACI) de Teresina - Piauí http://www.funaci.com.br/  e Instituto Belga de Nova Friburgo (IBELGA) http://cereialberto.blogspot.com.br/.
Baroni - Presidente da UNEFAB e Damião.
Baroni - fez a saudação de abertura. Aqui está nossa riqueza. Os caminhos. O momento que estamos vivendo da UNEFAB. Vamos planejar o nosso ano de 2013.
Primeiro assunto discutido: socialização do resultado da avaliação institucional e encaminhamentos. Apresentado pelo consultor José de Arimatéia Dias Valadão (Doutorando em Administração na Universidade Federal do Pernambuco – UFPE).
Segundo tema: Planejamento: plano de ação geral e específico da EPN para 2013, envolvendo uma comissão de elaboração de projetos e captação de recursos. Este tema foi animado pelo por Idalino (secretário executivo da AMEFA – especialista em elaboração de projetos) e Joel (assessor pedagógico do MEPES).
Terceira temática: 11ª Assembléia Geral Ordinária e IV Congresso, dias: 17 a 20 setembro de 2013 em Brasília CESIR/CONTAG ou Centro de Luziânia.
O Conselho Editorial da Revista da Formação por Alternância foi renovado sua composição: Marleide, Geraldo e Cida. Foi encaminhado carta para Thierry De Burggrave e João Batista Begnami convidando para continuarem colaborando com as EFA´s em temas específicos. Em maio está previsto a edição nº 12.
Informes sobre a Formação Inicial e Continuada de Monitores/as como cada Regional está trabalhando.
Damião ficou na comissão de comunicação da UNEFAB que em conjunto com Ancelmo (EFA de Orizona) e Iara (Secretária Executiva) desenvolverá ações que colaborem com a imagem e divulgação das EFA´s.
O evento finalizou com visita a EFA de Orizona – Goiás.


José Manuel - Presidente da UAEFAMA, Assessora Pedagógica Marleide e Damião.


Copiado de http://www.orizonaemfoco.com/ do companheiro do Anselmo.


"A EPN - Equipe Pedagógica Nacional da UNEFAB - União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil se reuniu nesta semana na cidade de Silvânia. O encontro aconteceu de 4 a 7 de março, no CENTAF - Centro de Formação da Agricultura Familiar Padre Leandro Caliman. Representantes de equipes pedagógicas de vários regionais estiveram presentes no encontro da EPN, assim como membros da diretoria e da secretaria operacional da UNEFAB.
O propósito do encontro foi avaliar o trabalho da equipe pedagógica, fazendo uma socialização de como está acontecendo o desenvolvimento das atividades nos regionais, planejar os trabalhos de 2013 e iniciar a preparação para a Assembleia da entidade, que acontecerá no mês de setembro deste ano.
Nesta segunda-feira os participantes do encontro chegaram a Silvânia, onde foi oferecida uma pamonhada por parte da direção do CENTAF. Na terça-feira, 5, aconteceu um trabalho de avaliação, a luz dos resultados da avaliação institucional realizada no segundo semestre de 2012, assessorado pelo professor José de Arimatéia Dias Valadão.
O dia 6 foi reservado para o planejamento anual da EPN. Nesta data, alguns integrantes da equipe visitou os estúdios da Rádio Rio Vermelho AM e concederam entrevista ao jornalista Célio Silva. Dia 7 foi discutido o processo de preparação da Assembleia da UNEFAB e aconteceu uma visita à sede da UNEFAB e à EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona, onde a equipe foi recebida pela direção da escola. Em Orizona, a equipe conheceu os setores produtivos e se integrou com os estudantes e monitores, em sessão escolar. Na sexta-feira, 8 de março, os participantes retornam aos seus respectivos regionais."
* Texto por Anselmo Di Lima. Imagem: Divulgação/ UNEFAB.


A EPN - Equipe Pedagógica Nacional da UNEFAB - União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil se reunirá nesta semana na cidade de Silvânia, na região Sudeste do Estado de Goiás, também conhecida como Região da Estrada de Ferro. Silvânia está localizada a cerca de 170 Km de Brasília-DF e 60 Km de Goiânia-GO.
O encontro acontecerá de 4 a 8 de março, no CENTAF - Centro de Formação da Agricultura Familiar Padre Leandro Caliman. Representantes de equipes pedagógicas de 12 regionais deverão estar presentes ao encontro da EPN, assim como membros da diretoria e da secretaria operacional da UNEFAB.
Em entrevista à Rádio Rio Vermelho AM de Silvânia, na manhã desta segunda-feira, 4, a secretaria executiva da UNEFAB, Iara Silva, disse ao jornalista Célio Silva que o propósito do encontro é avaliar o trabalho da equipe pedagógica, fazendo uma socialização de como está acontecendo o desenvolvimento das atividades nos regionais, planejar os trabalhos de 2013 e iniciar a preparação para a Assembleia da entidade, que acontecerá no mês de setembro deste ano.
Nesta segunda-feira os participantes do encontro estão chegando a Silvânia. Na terça-feira, 5, na pauta está proposto um trabalho de avaliação, a luz dos resultados da avaliação institucional realizada no segundo semestre de 2012. O dia 6 foi reservado para o planejamento anual da EPN e dia 7 será discutido o processo de preparação da Assembleia da UNEFAB e acontecerá uma visita à EFAORI - Escola Família Agrícola de Orizona. Na sexta-feira, 8 de março, os participantes retornam aos seus respectivos regionais.
O CENTAF é mantido pela UBEC - União Brasiliense de Educação e Cultura, mesma entidade que mantém a UCB - Universidade Católica de Brasília. No CENTAF é desenvolvido o curso Técnico em Agropecuária subsequente, através da Pedagogia da Alternância.

Foto: Divulgação/ UBEC-CENTAF.
Fonte: www.unefab.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário