sexta-feira, 29 de março de 2013

Visitas às comunidades e famílias - PROEFA



Carlene - agricultora familiar, técnica em agropecuária/EFA
 trabalha na COOFAMA
 
Começamos pela Vila Santa Maria - KM 21 (Rodovia Transamazônica) PA Grande Vitória.
 
Conversamos com ex-alunos da EFA (formandos/2004) João da Silva Leite Júnior e Rudineli Torres Santos, moradores na Vila.
 
Carlene egressa da primeira turma do curso técnico em agropecuária com ênfase em agroecologia, seu esposo José, mantém um vinculo com a família e a propriedade rural, destacando na produção de maracujá (400 pés) consorciada com acerola e hortaliças. Incentivada pelo projeto Juventude e Cooperativismo da FECAT, é membra da Cooperativa da Agricultura Familiar de Marabá. O seu irmão Antônio Carlos também estudou o ensino fundamental na EFA.
 
Sinara e Taynara filhas da Zefa, ambas fizeram o ensino fundamental na EFA. O Junior (irmão) também estudou não conversamos com ele. Sinara formou em técnica em agropecuária na Escola Agrotécnica de Araguatins, atualmente está cursando agronomia na UFRA em Parauapebas é sócia da Coperserviços e Diretora Financeira da Cooperativa de Prestação de Serviços da Região de Carajás (COOPCAR). Organização que um dos monitores (educador) da EFA Antônio Pereira de Sousa "Filho" é presidente. Ficou com a missão de levar inserir esta cooperativa no debate da EFA de Parauapebas, atualmente liderado por Wátna e Edmundo. Firmado o compromisso com Sinara pelo PROEFA. A Zefa presidente da Associação do PA Grande Vitória é uma mulher guerreira e vai vencer seu problema de saúde. também é uma grande defensora da EFA.
 
Zé Domingos - presidente da Associação do PA Boa Esperança do Burgo, auxiliado pela liderança do Antônio C de Cobra. Estão de acordo e interessados com o PROEFA. Trabalha na escola como auxiliar de secretaria o egresso da EFA Maksuel, tem a sua família, sua irmã Márcia. Marksuel em conjunto com competente e esforçado Diretor da Escola Celso (cursou pedagogia do campo) implantaram uma plantação de milho e brevemente hortaliças para complementar a alimentação escolar (um bom exemplo).
 
Isaias - presidente da Associação do PA Belo Vale, pai do Rafael egresso da EFA, atualmente cursando pedagogia e atuando como professor nas escolas do campo. Este assentamento se destaca na produção de abacaxi.
 
Vamos visitar brevemente os PA´s Palmeira Jussara presidenta Mara, Santa Rita e Burgo.
 
Vamos envolver o egresso da EFA Yang (cursando Educação do Campo - UFPA) e Nathalia Karoline (cursando Agronomia - UFPA) e outras pessoas que tiver interesse e disponibilidade.
 
Os resultados parciais são animadores e nos motivam a seguir a caminhada...
 
Sinara - egressa da EFA/Marabá, IFTO/Araguatins
cursando Agronomia UFRA/Parauapebas
Cooperativa de Prestação de Serviços da Região de Carajás
 
Obs. Amanhã colocaremos as demais fotos tiradas no decorrer da Visita.
 
Antônio C. de Cobra liderança rural no Burgo
preparativos da caminhada da via sacra da sexta-feira santa
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário