sexta-feira, 5 de abril de 2013

Em Jacundá, Emater ajuda a cultivar horta nas escolas da rede pública



Mais de 400 alunos da rede municipal de ensino de Jacundá, município do sudeste paraense, participam de um ciclo de palestras oferecido nas escolas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater). Com as palestras, os estudantes conhecem a empresa, sua importância e a necessidade de a produção agrícola seja feita de forma sustentável.

As palestras são a primeira etapa do processo de implantação do projeto “Emater vai à escola”, destinado a capacitar alunos e professores da rede pública para a produção de hortaliças, folhosas e hortaliças-frutos, dentro dos estabelecimentos de ensino.

No cultivo das hortas será utilizada a reciclagem de pneus, recolhidos em borracharias da cidade. A segunda etapa do processo será a prática do cultivo. Em cerca de mil e quinhentos metros quadrados serão plantados alface, couve, pimentão, cheiro verde e culturas de ciclo curto, que começam a apresentar os primeiros resultados 30 dias após o plantio. Cada escola terá uma horta.

Os produtos, que complementarão a merenda escolar dos alunos, não terão agrotóxico, para garantir uma alimentação mais saudável. “Nas hortas faremos uma rotação de cultura, o que evita pragas e doenças. Para a produção utilizaremos apenas esterco de gado”, informou José Luís Lopes, engenheiro agrônomo da Emater.

A implantação de horta orgânica nas escolas já tem resultado comprovado. Na Escola Municipal da Vila Limão, na zona rural de Jacundá, a Emater vem ajudando professores e alunos na produção de hortaliças, com a participação dos pais no processo de capacitação.

A horta da escola tem uma produção mensal de 250 maços de vários produtos. “É muito interessante ver que em algumas residências os pais também já estão cultivando a horta”, ressaltou José Luís Lopes.

 
Texto: Iolanda Lopes - 03/04/2013 - ASCOM - EMATER

Nenhum comentário:

Postar um comentário