sexta-feira, 5 de abril de 2013

Emater ampliará atendimentos em Marabá, diz novo supervisor regional


 
O engenheiro agrônomo Genival dos Santos é o novo supervisor regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) em Marabá, no sudeste paraense. A posse será nesta quarta-feira (3), com a presença do diretor técnico da Emater, Humberto Reale, e dos representantes dos 21 municípios que formam a regional, a maior da empresa no Estado.
 
A região, que tem a bovinocultura como carro-chefe da economia, também conta com uma agricultura em franco desenvolvimento. Somente para a agricultura familiar, público principal da empresa, a Emater conseguiu internalizar, ano passado, junto aos agentes financeiros locais, cerca de R$ 36 milhões, alcançando 1.023 famílias, por meio de diversos projetos. Já foram liberados recursos para cerca de 60% dos projetos.
 
A Emater, que responde pelo maior número de atendimentos prestados aos agricultores na região em assistência técnica e extensão rural, dispõe de um quadro técnico qualificado composto por 152 profissionais nas várias áreas das ciências. São agrônomos, sociólogos, assistentes sociais, veterinários e agentes florestais.
 
Segundo Genival dos Santos, este ano a Emater pretende aumentar na região o número de famílias atendidas em pelo menos 10%, e desenvolver e aplicar tecnologias que ajudem os agricultores a aumentar a produtividade das áreas, atendendo aos princípios da agroecologia, conforme missão da empresa. Entre as propostas de disseminação de tecnologias está o incentivo aos pescadores artesanais no cultivo de peixes em tanque rede. A proposta é usar o rio para a criação do pescado, mas de forma racional.
 
Outra das ações prioritárias da Emater na região sudeste para este ano é aumentar em pelo menos 15% o número de elaborações de Cadastro Ambiental Rural (CAR) nas propriedades. O instrumento regulariza ambientalmente as propriedades e ajuda também na contenção do desmatamento. A emissão do CAR gratuitamente contempla apenas agricultores familiares com até quatro módulos fiscais de área.
 
Texto: Iolanda Lopes - 03/04/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário