sexta-feira, 5 de abril de 2013

Emater e Prefeitura de Nova Ipixuna trabalham contra o desmatamento


 
O Governo do Pará por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) e a Prefeitura de Nova Ipixuna estão unidas para combater o desmatamento no município, que fica no sudeste paraense. Embargado desde 2011, Nova Ipixuna tem pelo menos 70% de área desmatada. Para as atividades em campo, a Emater e a prefeitura celebraram nesta quarta-feira (3) um convênio de cooperação técnica.
  
As atividades começam com a capacitação oferecida pela Emater para técnicos da prefeitura, que serão cedidos para atuar especialmente na emissão de Cadastro Ambiental Rural (CAR). Também cabe à Emater a disponibilidade de máquinas, equipamentos e veículos. A prefeitura garante a logística para as ações.
  
Segundo o secretário de Meio Ambiente de Nova Ipixuna, Alexandre Galdino, a força-tarefa vai ajudar o município a cumprir o termo de ajustamento de conduta, assinado com o Ministério Público em 2011, que estipula pelo menos 80% de alcance das propriedades rurais regularizadas ambientalmente. “Sem a Emater, é impossível cumprir esse prazo, que já termina este ano”, enfatiza o secretário.
 Segundo informações da Emater em Nova Ipixuna, palestras, oficinas, a elaboração de CAR, a emissão da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familair (DAP) e a recuperação de áreas degradadas para a produção agrícola no município são ações implementadas para a saída da situação de embargo.
 Somente no ano passado, Nova Ipixuna produziu 35 toneladas de grãos, produção que abastece os mercados local e regional. Hoje a Emater desenvolve um trabalho ainda mais intensificado dentro do projeto de assentamento Praia Alta Piranheira, onde foi assassinado o casal de extrativistas José Claudio e Maria do Espírito Santo, em uma emboscada em 2011.
 No projeto de assentamento já foi instalada uma Unidade Demonstrativa de mandioca e está em fase final o projeto de implantação de um campo de produção de mudas de essências florestais e frutíferas, para ajudar na contenção do desmatamento, que só no último ano caiu em 70%. O trabalho acontece em parceira com o Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado (Ideflor).
“Com o trabalho intensivo em campo, queremos alcançar pelo menos 80% das propriedades rurais agrícolas familiares com a cobertura de CAR, conforme exigência do Ministério Público. Até agora, menos de 40% desse total já foram concluídos, e a grande maioria, executada pela Emater”, disse o técnico em agropecuária da Emater Hélio Campos. Para 2013, a empresa pretender elevar a produtividade da lavoura em até 15% e promover a aplicabilidade de novas tecnologias e o melhoramento do solo das áreas produtivas para provocar o aumento.
 
Texto: Iolanda Lopes - 03/04/2013 - Ascom EMATER

Nenhum comentário:

Postar um comentário