sexta-feira, 19 de abril de 2013

Prefeito diz que vai reduzir folha de pagamento e pode extinguir secretarias

Prefeito diz que vai reduzir folha de pagamento e pode extinguir secretarias
Em mais uma reunião ontem (17) com a Mesa de Negociação Permanente, o prefeito João Salame avisou que vai reduzir a folha de pagamento da prefeitura, que já extrapolou o limite máximo estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que é de 51,3%. Adiantou que entre seus projetos para se enquadrar a legislação está à extinção de algumas secretarias, demissão de contratados e possível corte de certos benefícios concedidos aos servidores, que acabam impactando na folha.
Ele pediu apoio dos sindicatos dos servidores da Saúde (Sitesp), Educação (Sintepp) e das demais áreas do governo (Servimmar) para que o ajude a encontrar a melhor saída nessa tarefa. “Vamos ter que reduzir essa folha. Isso é certo, porque corremos o risco de sermos responsabilizados, com a perda de recursos que são importantes para tocarmos as obras que a cidade precisa com urgência”, enfatizou, dizendo que o mês de março a folha chegou a 56,43%.
Quanto à discussão para o reajuste salarial dos servidores, que têm data base agora em maio, Salame também já adiantou que este ano é praticamente impossível avançar nesse processo, ante aos problemas econômicos deixados pela gestão passada, com inúmeras dívidas, sendo a maior parte com servidor por conta de dois meses de salários atrasados e oito de vale alimentação. “Pelos nossos cálculos, até fevereiro do ano que vem ainda estaremos em uma situação complicada. Talvez, se apertamos o cinto, possamos sair dessa situação em dezembro, mas isso é uma hipótese”, observou o prefeito, ressaltando que seu governo não vai adotar a política do arrocho salarial e nem da irresponsabilidade fiscal.
João Salame disse aos sindicalistas que pretende chegar até o final do seu governo com uma política real de ganhos salariais para os servidores, com esse reajuste sendo feito com base na inflação e com mais algum ganho para a classe. No entanto, também destacou a importância de melhorar o serviço prestado a comunidade. “Esse é até um amparo que o servidor vai ter na hora de pedir aumento, porque a sociedade vai entender, por estar sendo bem tratada”, salientou, pontuando ainda que também é meta do seu governo o investimento em qualificação profissional.
Quanto à terceirização da gestão do Hospital Municipal, ponto destacado pelo Sindicato da Saúde, que é contra a proposta, o prefeito convidou Demerval Beto da Silva, presidente do sindicato, a ir com ele na próxima segunda-feira à Goiânia (GO), para ver como funciona a saúde lá. O prefeito já esteve em Imperatriz (MA) e gostou do que viu na cidade maranhense. “Estamos vendo como funciona a saúde nesses locais, onde há certa qualidade, para podermos decidir e quero fazer isso junto com o sindicato, a melhor a forma para Marabá. Só sei de uma coisa, como a saúde está hoje, não pode continuar”.
Todos esses pontos e mais outros incluídos na pauta da reunião de ontem, como alteração da lei da comissão, serão debatidos na próxima reunião, terça-feira que vem, 21, às 14 horas, na Procuradoria do Município (Progem). Também participaram da reunião, os secretários municipais de Planejamento, Roberto Salame Filho; Educação, Luiz Bressan; e Administração, Ademir Martins, assim como o procurador Geral do Município, Alexandre Lisboa; e o presidente do Ipasemar, Karam El Hajjar.

Fonte: http://maraba.pa.gov.br/2013/04/18/salame-vai-reduzir-folha-de-pagamento-e-pode-extinguir-secretarias/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário