quarta-feira, 22 de maio de 2013



ESPECIAL - EJA em movimento (Formação)


Aconteceu na noite de sexta, 26 de abril, simultaneamente nas Escolas José Mendonça Vergolino e Plínio Pinheiro, ambas no Núcleo Pioneiro, mais uma Formação da Educação de Jovens e Adultos.

Com a presença de professores que compõem a Rede Municipal de Ensino, a Formação é uma promoção da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que tem em seu quadro de servidores, um departamento específico para a EJA, como é conhecido o seguimento.

A EJA surgiu na década de 1940 e acolhe alunos a partir dos 16 anos em diante chegando, inclusive, à Terceira Idade e tem como missão a nobre tarefa de oferecer-lhes a garantia constitucional de continuidade dos estudos. A modalidade privilegia um público fora da faixa etária do Ensino Regular, educando jovens em conflito com a lei ou apenados, Portadores de Necessidades Especiais e idosos, pessoas que pelos mais variados motivos, não tiveram oportunidade de estudar.

Diante do quadro, fica claro que o desafio dos educadores que agora participam das formações é  dos mais intricados da educação brasileira.

Segundo o pedagogo Damião Santos, que faz parte da equipe que coordena a Formação de Professores na escola José Mendonça, entre as principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais que atuam no seguimento está a evasão escolar.

Quem também engrossa o coro da “evasão escolar” como complicador, é a Professora Maria de Oliveira, que trabalha há três anos na função de coordenadora da EJA na Escola Martinho Mota da Folha-27. Em entrevista ao Núcleo de Comunicação, a profissional desabafa, dizendo que não é raro ver as turmas terminarem o ano letivo com menos de um terço do número de alunos que se matriculou. Para ela os gargalos da EJA estão diretamente ligados a problemas de ordem social e familiar dos estudantes, e alega que em função disso, muitos desistem antes da metade do período previsto.






Os professores que aceitaram o desafio de trabalhar na EJA estão atentos aos problemas. A Formação é também uma boa oportunidade de debates que visam à solução das várias questões envolvendo essa bonita tarefa.







Nenhum comentário:

Postar um comentário