sábado, 22 de junho de 2013

4ª Conferência elege delegados e apresenta Plano Municipal de Educação

4ª Conferência elege delegados e apresenta Plano Municipal de Educação
Com a eleição dos delegados para a Conferência Intermunicipal de Educação e apresentação do Plano Municipal de Educação, a prefeitura de Marabá, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), encerrou no início da tarde da hoje (21) a 4ª Conferência Municipal de Educação, realizada no plenário da Câmara Municipal.  A conferência, iniciada ontem, debateu a construção de um projeto político amplo para a área educacional, focando a necessidade de melhorias na infraestrutura física das escolas, qualidade de ensino e valorização dos profissionais da área.
As atividades de hoje iniciaram com a palestra “Tecendo textos, tecendo vidas: a leitura na formação dos professores”, proferida pela professora Patrícia Beraldo Romano, da Universidade Federal do Pará. Após a explanação, ela respondeu a perguntas e colocações dos professores.
Ao final da palestra, o secretário de Educação, Luiz Bressan, agradeceu a professora, informando que a Semed estuda a possibilidade de realização de uma parceria com o Campus da UFPA em Marabá, que será incorporada pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), para contratação de estagiários do curso de Letras, para que atuem nas salas de leituras das escolas municipais.
A deficiência de espaços de leitura e a carência de bibliotecas foi um dos assuntos abordados pelos professores durante a palestra. Após a explanação, houve uma pausa para o lanche e, em seguida, as atividades foram retomadas com a aprovação e sistematização das propostas, eleição dos delegados e lançamento do Plano Municipal de Educação (PME). Os delegados irão representar o município na Conferência Intermunicipal de Educação, onde serão eleitos os delegados para a conferência estadual e lá para a conferência nacional, em Brasília.
O Plano Municipal de Educação foi iniciado no governo anterior e será sendo adequado de acordo com as necessidades e realidade da educação no município, dentro do que planeja o prefeito João Salame, que quer que a educação do município, até o final do seu governo, seja uma das melhores do Estado.
Na avaliação do secretário de Educação, Luiz Bressan, o evento foi bastante positivo, contando com uma média de 300 pessoas na discussão da construção de uma nova educação. “A participação das pessoas realmente foi maciça. Isso mostra o comprometimento dos professores e todos aqueles que trabalham na área educacional, com a melhoria do setor”, frisou o secretário.
Ainda segundo o secretário, o mais importante de tudo isso é que há por parte do governo a vontade e o empenho para mudar a realidade da educação no município, com a melhoria da estrutura das escolas, para que professores e alunos tenham um local adequado para trabalhar e estudar, assim como garantir um ensino de qualidade. “Isso tudo nos motiva a não só discutir, mas buscar esse objetivo”, pontua o secretário. 
http://maraba.pa.gov.br/2013/06/21/4a-conferencia-elege-delegados-e-apresenta-plano-municipal-de-educacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário