domingo, 9 de junho de 2013

Agroindústria de castanha de caju em Ipixuna do Pará vai absorver produção de 15 municípios


Agricultores familiares, produtores de castanha de caju, de Ipixuna do Pará e de demais 14 outros municípios do nordeste paraense, já tem como beneficiar suas produções. Foi inaugurada neste sábado, 08, a primeira agroindústria de beneficiamento de frutas do município. A fábrica vai absorver a produção de cerca de quatro mil famílias agricultoras. Ipixuna é responsável pela maior produção paraense de castanha de caju, são mais de mil toneladas por ano.

O empreendimento construído com recursos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e com a parceria da prefeitura municipal de Ipixuna, tem investimento de cerca de 1,2 milhão de reais.

Com capacidade de processamento anual de 300 toneladas de castanha e 60 mil quilos de amêndoas, a agroindústria também vai beneficiar frutas. Diretamente na fábrica 50 empregos diretos serão gerados. Indiretamente a geração de emprego ultrapassa os quatro mil.

Equipada com o que existe de mais moderno no beneficiamento de frutas, a agroindústria conta com caldeira, autoclave centrífuga, mesas de seleção de produtos. In natura a castanha-de-caju na região, atinge no máximo de R$ 1,30. Beneficiado o quilo da amêndoa chega a ser vendido a R$ 20,00. “ A implantação dessa fábrica é a realização de um sonho. Vamos deixar de vender para o atravessador e comercializar direto com o consumidor, isso nos estimula a produzir e ficar no campo”, disse Ivaldo Leite, agricultor de Ipixuna do Pará, que também terá sua produção vendida para a fábrica.

“É isso que queremos, gerar emprego e renda para essas famílias, esse é o papel da Emater, o compromisso com a excelência da produção”, disse Cleide Amorim, presidente da Emater. Durante a fase de implantação serão capacitadas 240 famílias, na produção, seleção, comercialização, cooperativismo e gestão, ao todo serão nove cursos aplicados por meio da Organização Brasileira de Cooperativas (OCB). O beneficiamento dos produtos direto na fábrica tem o acompanhamento e a capacitação da tecnóloga de alimentos da Emater, Michele Sandrine.

O ato inaugural contou com as presenças de centenas de agricultores, dos parlamentares, Wandenkolk Gonçalves, Beto Faro e Carlos Bordalo, além do superintendente do Incra em Belém, Elielson Silva e do secretário de Estado de Incentivo a Produção, Sidney Rosa.

Texto: Iolanda Lopes

Fotos- Cristino Martins/ Ag. Pará.
 
http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=128128

Nenhum comentário:

Postar um comentário