sexta-feira, 21 de junho de 2013

Dia de Campo vai demonstrar tecnologias para melhorar a produtividade leiteira


Cerca de 100 agricultores familiares estão sendo esperados para o Dia de Campo- Pecuária Leiteira, boas práticas para a sustentabilidade, que a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) promove no próximo sábado (22), em Itupiranga, sudeste paraense. A ação que acontece no Projeto de Assentamento (PA) Vida Nova, no Complexo Hidroservia, a sessenta quilômetros da sede do município, cumpre uma das metas da chamada pública SR 001/2011, que atende 1541 famílias clientes da reforma agrária, distribuídas em 18 PAs.

O Dia de Campo tem o objetivo levar o agricultor familiar à reflexão sobre o manejo adequado da pecuária leiteira sustentável, difundir as tecnologias para a prática com os animais, demonstrar a utilização do balde de higienização e a utilização do Califórnia Mastitis Test (CMT), para o diagnóstico da mastite subclínica, diminuir o impacto ambiental nos lotes da agricultura familiar e aumentar a produtividade das áreas e contribuir com o aumento da renda das famílias , garantindo a sustentabilidade dos assentados.

A atividade técnica trará demonstrações das atividades com o rebanho, especialmente o leiteiro, quem visam melhorar a qualidade dos animais e a produtividade das fêmeas, que atualmente atingem cerca de cinco litros por dia de leite. A programação inclui parada em cinco estações entre elas: de saúde animal- calendário e técnica de vacinação e ordenha higiênica e a demonstração e técnicas da utilização do balde de higienização. As informações técnicas repassadas tem a parceria da Agencia de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará).

Hoje o rebanho bovino de Itupiranga ultrapassa as 510 mil cabeças com a maioria dos produtores praticando a pecuária de corte e de leite, representando então a atividade um dos elementos fundamentais na economia do município. “Portanto o desenvolvimento de novas técnicas e metodologias utilizadas no manejo destes animais favorece a atividade e influencia diretamente na renda do produtor. Queremos aumentar a produtividade leiteira em pelo menos 50%””, disse Neuzuíla Freitas, médica veterinária da Emater.

Texto: Iolanda Lopes ASCOM EMATER


Genival Reis dos Santos fala na abertura do dia de campo em Itupiranga

Nenhum comentário:

Postar um comentário