sexta-feira, 21 de junho de 2013

EMATER E SINDICATO PROMOVEM TORNEIO LEITEIRO EM ABEL FIGUEIREDO





O Sindicato dos Produtores Rurais de Abel Figueiredo (SINPRAF) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER-PA) promovem desde ontem (19) até sábado (22) , no espaço de eventos: Mangueirão, o 2º Torneio Leiteiro.
O evento conta com apoio da Agência de Defesa Agropecuária (ADEPARÁ), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa – Amazônia Oriental), Prefeitura, Câmara de Vereadores/as, Produtores e Comerciantes da Região. Tem como patrocinadores: Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Casas e Empresas de produtos agropecuários. Na programação consta promoção de palestras por médicos veterinários e engenheiros agrônomos, e as ordenhas retiradas de leite das matrizes concorrentes do torneio.
Nessa quarta-feira, às 17 horas, ocorreu a abertura, entre as autoridades presentes o engenheiro agrônomo Genival Reis dos Santos – Supervisor Regional de Marabá falou da importância do incentivo na melhoria genética e nutrição das matriz visando maior rentabilidade na produção leiteira, bem como a parceria com Embrapa na metodologia integração lavoura pecuária. 
Em seguida, ocorreu a primeira ordenha oficial, nos demais dias serão duas, finalizando no ultimo dia com a sexta ordenha, e abriu o ciclo palestras “controle de endo e ectoparasitas em bovinos” médico veterinário Rodrigo Mioto (Laboratório Clarion – Regional Norte).
Para  esta quinta-feira (20) está previsto abordagem das temáticas “pastagens para pecuária competitiva” pelo engenheiro agrônomo com mestrado Newton Araújo Figueira (EMATER – PARÁ) e “eficiência reprodutiva com uso de IATF inseminação artificial em tempo fixo” pelo médico veterinário Bruno Filgueira (Laboratório ZOETIS).
Nesta sexta-feira (21) os assuntos abordados serão: “higiene na ordenha” através do médico veterinário Marivaldo Figueró (Embrapa), “controle estratégico de parasitas em gado de leite” com médico veterinário Ricardo Brago (Laboratório Merial Saúde Animal), “nutrição do gado de leite” o engenheiro agrônomo José Adérito Rodrigues Filho (Embrapa), “suplementação mineral” com médico veterinário Vicente Freitas (Matsuda Distribuidor de sal mineral).
Neste sábado (22), acontece a sessão   a sessão de palestra com o tema “uso de antibióticos em vacas em lactação” pelo médico veterinário Pedro Gindre (Vallée). No encerramento está previsto feijoada para os participantes, animado por um tocador de viola. Premiação até o terceiro lugar com produtos agropecuários ofertados pelos patrocinadores. Para o médico veterinário da EMATER Antonio dos Santos Calhau membro da comissão organizadora a avaliação sobre torneio é positiva, visa alavancar pecuária leiteira, socializar as experiências em pesquisa desenvolvida em parceria com a Embrapa no âmbito do projeto de produção integrada ao sistema agropecuário (pisa).
Médico Veterinário Antonio Calhau entrega premiação ao produtor (direita).

Publicado no Jornal Opinião Marabá, 20 e 21 de junho de 2013. Edição: 2342 p. 7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário