quinta-feira, 13 de junho de 2013

EMATER ENTREGA DAP PARA MINHA CASA MINHA VIDA RURAL



O engenheiro agrônomo Genival Reis dos Santos – Supervisor Regional da EMATER PARÁ em Marabá, participou dia 13 (quinta-feira) no município de Nova Ipixuna (a 45 km de Marabá, um dos mais próximos) da entrega da Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP), um "passaporte" para acessar as políticas públicas voltadas para a  agricultura familiar sobretudo, no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).

Foram entregues 54 (cinquenta e quatro) DAP´s no ato de hoje, na comunidade de Boa Esperança, participou a presidente da Associação, Secretários Municipais de Meio Ambiente e Agricultura.

Além do acesso a habitação rural no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida os/as agricultores/as receberão financiamento do PRONAF "B" microcrédito.

O Coordenador do Escritório da EMATER em Nova Ipixuna Hélio Bernadino Campos falou em nome da equipe da satisfação de está cumprindo a função de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). E que mais ações virão no ano de 2013, com ajuda do reforço de novos/as técnicos/as.
Genival falou dos trabalhos da EMATER na região e garantiu que além de 3 três técnicos a meta é atingir o número de 8 (oito) com a descentralização das ações de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES) prestada através de convênio com Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA SR 27). Atualmente são atendidos os Projetos de Assentamentos: Perpétuo Socorro, João Vaz, Tocantins, Lago Azul e Sabino São Pedro. Com a próxima Chamada Pública pretendemos atender São Geraldo, Mãe Maria e Agroextrativista Praia Alta Piranheira, informou o supervisor.

Este é o segundo município a entregar DAP com a finalidade de habitação, o primeiro foi Jacundá, também situado na PA 150 e Região de Integração Lago de Tucuruí.

A Socióloga Ailce Margarida Alves (EMATER/Regional) participa de uma equipe formada por organizações: CPT (Geuza), IFPA (Claúdio e Mariana) e outras que estão ajudando a retomar os trabalhos do Grupo de Trabalhadoras Agro Extrativistas no PA Praia Alta Piranheira. Nos dias 13 e 14 acontece uma oficina de sensibilização no Assentamento.

Para professora do campo Laisa Sampaio (irmã de Maria e cunhada de José/casal extrativistas assassinado) "compreendo que será muito importante para o GTAE que vem tentando sobreviver a muitos entraves da vida de luta. Além de sensibilizar fortalecerá cada componente enquanto sujeita inserida no processo de luta pela vida da e na floresta." 
No centro a professora Laisa liderando a retomada do GTAE

Nenhum comentário:

Postar um comentário