terça-feira, 25 de junho de 2013



ITUPIRANGA

EMATER REALIZA DIA DE CAMPO SOBRE PECUÁRIA LEITEIRA

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER-PA) realizou sábado (22), o Dia de Campo: Pecuária Leiteira, boas práticas para a sustentabilidade, em Itupiranga, sudeste paraense. A ação aconteceu na casa do seu Antonio Amador da Silva, conhecido como Tonin Paulista no Projeto de Assentamento (PA) Vida Nova, no Complexo Hidroservice, presidente da Associação Neilton Santos Lisboa. A ação cumpre uma das metas do convênio com Instituto Nacional de Reforma Agrária SR 27 através da chamada pública 001/2011, que atendem  famílias assentadas da reforma agrária. O evento contou com o apoio e parceria da Agência de Defesa Agropecuária (ADEPARÁ), Prefeitura através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Câmara de Vereadores/as, Deputado Federal Wandenkolk Gonçalves, Sindicato dos/as Trabalhadores/as Rurais (STTR), Brasil Rural e Casa da Roça.
Em Itupiranga a EMATER conta com uma equipe 19 (dezenove) extensionistas rurais que envolvem técnicos florestal, assistente social, agrônomo, técnicos em agropecuária e engenheiro de pesca.

Foto Nelson Jean Júnior
Francisco (STTR), Edivan (Sec. de Agricultura), Júnior (Alta), Letícia (Adepará), Leopoldo (Banco da Amazônia), William (Sec. de Agricultura), Genival e Walter (EMATER) na abertura do Dia de Campo em Itupiranga.

O engenheiro agrônomo Walter Ferreira coordenador local do escritório agradeceu a participação dos/as assentados, atingiu a meta mais de 100 (cem) participantes assentados/as e 50 (cinquenta) convidados/as.
O engenheiro agrônomo Genival Reis dos Santos – Supervisor Regional de Marabá “já atendemos estas famílias no passado através de uma equipe menor, a chamada pública com INCRA no permite com equipe maior atender com mais qualidade.” Alertou “não podemos esquecer a agricultura: feijão, farinha e sua diversificação.”
O Gerente Geral da Agência Marabá – Cidade Nova do Banco da Amazônia Leopoldo Monteiro presente no evento ressaltou que como agente financeiro, entende que o financiamento é um complemento do trabalho de ATES desenvolvido pela EMATER, “o dia de campo é importante para divulgação de tecnologia, temos como desafio ampliar a produtividade” reconhece “a EMATER dar segurança para liberação do crédito rural”. Atualmente tem na agência 16 projetos que equivalem a dois milhões de reais para atender esta região da Hidroservice. No próximo semestre já no âmbito do novo Plano Safra 2013/2014 a perspectiva é de ampliação do número de projetos.
O secretário William Jefferson Gonçalves representando o prefeito Benjamim Tasca. Parabenizou o Banco da Amazônia por ter desburocratizado o atendimento, agradeceu a presença do gerente. Precisamos favorecer a produção de leite. Esta região é a terceira bacia leiteira do município. 

Publicado no Jornal Opinião Marabá, 25 e 26 de junho de 2013 Edição: 2344
 
O presidente do STTR Francisco Pereira da Cunha parabenizou o trabalho de ATES desenvolvido pela EMATER “o PRONAF garante sustentabilidade do assentamento, a pecuária leiteira é importante”.

O dia de campo foi desenvolvido a rigor cumprindo os aspectos metodológicos, organizado em quatro estações. O médico veterinário Benedito Franklin Júnior (proprietário da Alta Genétics) e representando o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) também foi um dos instrutores desenvolveu o tema melhoramento genético através da inseminação artificial na primeira estação, com utilização de cartazes demonstrou as raças leiteiras.
Na segunda estação a médica veterinária Lidiane Maia (EMATER) uma das instrutoras desenvolveu a temática sobre as doenças do gado leiteiro. A médica veterinária Letícia Valverde Coordenadora da Unidade de Itupiranga, assessorada pelo agente de fiscalização José de Arimatea Virginio Silva prestaram informações na terceira estação com distribuição de panfletos, revistas, folderes e calendário, foi enfatizado técnica de vacinação. “O nosso principal trabalho não deve ser a fiscalização e sim parceria com o agricultor pela sanidade do rebanho” afirmou Letícia.
Na quarta estação Pedro Damasceno Júnior com a colaboração de José André Cunha (técnicos da EMATER) demonstraram boas práticas recomendadas pela Embrapa sobre a ordenha higiênica. A Médica Veterinária Neuzuila Lourenço (EMATER) apresentou técnica para diagnóstico da doença mastite.
Para o sociólogo Nelson Jean Júnior a atividade foi excelente serviu para o coroamento das ações de ATES. O técnico da EMATER Fábio Barreto “a assistência técnica prestada tem sido significativa para o desenvolvimento econômico social, geração de renda do município.
O técnico Aguiberto Alves “Zico” que a até bem pouco tempo estava na equipe de Itupiranga, estava presente, agora como coordenador do escritório local da EMATER em São João do Araguaia, pretende fazer um evento semelhante dando ênfase ao pastejo rotacionado.
Encerrou com almoço regado com carne bovina, sorteio de brindes: camisetas, sela, botas, facão, sal mineral e ração ofertados pelas casas e empresas de produtos agropecuários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário