quinta-feira, 4 de julho de 2013

Começaram as programações técnicas da Agrifal 2013


   Começaram nesta terça-feira, 02, as programações técnicas da Feira da Agricultura Familiar da Amazônia Legal – Agrifal 2013, voltada para capacitação de extensionistas. Aproximadamente 100 profissionais de diversas áreas participam dos cursos de Produção Agroecológica e de Sistematização de Experiências, ambos com carga horária de 24 horas.
   De acordo com o ministrante do curso de Produção Agroecológica, Jaime Weber, engenheiro agrônomo e integrante da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater /RS), o momento está sendo de reflexão sobre os vários modelos  de desenvolvimento e suas origens, uma análise  do ponto de vista ecológico, cultural e social nas várias regiões do país, além de refletir sobre o futuro, considerando o papel da extensão rural e seus atores e de como se pode construir no campo uma vida com melhor qualidade. “A extensão rural tem papel fundamental ao fazer essa reflexão com o agricultor e com os demais atores sociais, levando a informação, capacitando do ponto de vista da sustentabilidade do modo de produção, esse é o foco da extensão rural”, disse Jaime Weber.
   O extensionista rural Inácio Jorge, de Igarapé-Miri, destaca a importância do curso para o aprofundamento do conhecimento. “Estou tendo um olhar mais abrangente da propriedade rural como um todo, o aspecto agrícola e o social. Essa atividade está me possibilitando uma nova visão”, afirma.
   Simultaneamente técnicos da extensão rural estão sendo capacitados quanto a Sistematização de Experiências.  As informações repassadas pelo engenheiro agrônomo,. Décio Cotrim, da Emater/RS, ajudam o público a fazer uma reflexão da agroecologia enquanto campo de conhecimento e identificar experiências de agricultores atendidos pela Emater.
 Durante a atividade teórica o que mais chama a atenção do ministrante é a diversidade de experiências na região. “A ideia não é só a produção de material como a troca de experiências. Vejo uma diversidade das experiências, ecossistemas e também das pessoas. A Feira, com esta atividade, possibilita um investimento a longo prazo”, ressalta o palestrante.
   Os dois cursos encerram nesta quarta, dia 3, mas o de Sistematização de Experiências acontece novamente no período de 4 a 6 de julho.   Dentro da Agrifal também será realizado III Seminário de Agroecologia.
   A Agrifal 2013, realizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), começa nesta quarta-feira, dia 3, no Hangar, com horário de visitação de 14 às 22h. O evento é aberto ao público.

Texto: Iolanda Lopes (EMATER).
http://www.agrifal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário