sexta-feira, 5 de julho de 2013

EMATER REALIZA DIA DE CAMPO SOBRE FEIJÃO EM PALESTINA DO PARÁ





            A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER-PA) realizou sexta-feira (5), o Dia de Campo: sobre a cultura do Feijão, no município de Palestina do Pará. A ação foi realizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Agricultura.
 As famílias produzem numa área de patrimônio na Beira Rio. Essa área foi adquirida no ano de 1998, é uma área com cerca de 100ha. Hoje estão cadastradas 48 famílias, com uma área média de 2ha por família. Além do feijão, que é a cultura que eles estão colhendo nessa época, eles plantam arroz, milho, mandioca e melancia.
            O Brasil é o maior produtor mundial de feijão com produção média anual de 3,5 milhões de toneladas e o nono maior produtor mundial de arroz com produção média de 11,26 milhões de toneladas.
             A produção de feijão na área de patrimônio é em média 500 sacas por safra, e a do arroz é em média de 700 sacas, que são as duas principais culturas plantadas por eles.
O evento servirá para apresentação dos trabalhos realizados no município, e também para o planejamento do plano safra 2013/2014 em vista do fortalecimento da Agricultura Familiar.
            Segundo o Secretário de Agricultura Osaires Diniz: “existem gargalos técnicos e logísticos para a produção local, mas que podem ser revertidos com a união de esforços, afinal, são alimentos importantes para o país e que tem mercado”, afirmou.
            O Escritório Local da EMATER é coordenado pelo extensionista rural Edynando Santos, que recebeu a visita do engenheiro agrônomo Genival Reis dos Santos – Supervisor Regional de Marabá da EMATER que garantiu total apoio institucional para o desenvolvimento dos trabalhos. Participaram também a prefeita Maria Ribeiro e Deputada Estadual Tetê Santos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário