sábado, 27 de julho de 2013

VII FESTIVAL DO AÇAÍ



O Sindicato dos/as Trabalhadores/as Rurais (STTR) e a Associação dos/as Pequenos Agricultores/as do Projeto de Assentamento Agro-Extrativista Praia Alta Piranheira (APAEP) com apoio institucional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER), outros órgãos governamentais e movimentos sociais promovem hoje dia 27 (sábado), o 7º Festival do Açaí, no Núcleo da Vila Belém, em Nova Ipixuna, com abertura a partir de 09:30 horas, com uma série de atividades sobretudo, a alimentação do açaí preparado de forma natural e servido na cuia, a festa encerra com uma noite cultural camponesa.
A EMATER colaborou com premiação e com suporte logístico do evento. Para o Supervisor Adjunto Regional o agrônomo Carlos Eduardo Soares Rodrigues “a importância das atividades extrativistas, sobretudo, o aproveitamento e econômico do açaí contribuem com melhoria do da renda para o agricultor”.
A Equipe do Escritório Local da EMATER formada por quatro técnicos/as agrícolas sob a coordenação do extensionista Hélio Bernadino Campos pretende no decorrer do evento exibir filmes sobre diversas culturas agrícolas objetivando estimular a diversificação da produção rural.
Para o presidente da Associação APAEP o agricultor Osmar Cruz Lima “o festival já virou uma tradição no município e serve de instrumento de resistência à luta para viver e produzir na terra”.
O presidente do Sindicato STTR de Nova Ipixuna Eduardo Rodrigues da Silva acredita que a promoção deste evento “é para demonstrar a viabilidade econômica dos produtos extrativistas, também relembrar a morte do casal José Claúdio e Maria do Espirito Santo, ocorrida em 2011, que deram suas vidas em defesa da floresta, a luta continua.”

Publicado no Jornal Opinião Edição 2358 Marabá, 27  a 29  de julho de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário