quinta-feira, 11 de julho de 2013

Zimmer entrega veículos a cooperativas de Parauapebas e Tailândia




O deputado estadual Milton Zimmer esteve na última terça-feira, (09), na Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri) juntamente com o titular da Pasta, Hildegardo Nunes para a entrega de veículos destinados à Cooperativa Mista de Parauapebas (Cooper)e à Cooperativa de Agricultores de Tailândia (Coagrotai). A aquisição dos veículos só foi possível por meio de emendas parlamentares de autoria do deputado que viabilizou recursos para atender as demandas das cooperativas de trabalhadores na agricultura familiar.
A Cooperativa Mista de Parauapebas (Cooper) foi contemplada com um caminhão frigorífico, que será usado no transporte de polpas de frutas, hortaliças e na distribuição e comercialização dos produtos.
Criada em 1997, a Cooper teve como um dos seus fundadores o deputado  Milton Zimmer que foi responsável pela organização,formação e fundação da cooperativa, além de realizar assessoria técnica aos cooperados sobre o funcionamento do sistema cooperativista.
Para o presidente da cooperativa, Mauro Melo da Silva, o veículo será importante para o transporte e armazenamento adequado dos produtos, além de garantir maior eficiência no atendimento direto ao consumidor e às escolas atendidas por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Ele também já pensa em expandir os negócios. “Com um veículo desse porte temos condições de levar os produtos para serem comercializados em outras cidades e isso nos vamos fazer ”, disse Mauro.
A Cooperativa de Agricultores de Tailândia (Coagrotai), criada em 2006,localizada na região nordeste paraense, recebeu um caminhão de carga de carroceria aberta. O veículo será usado no transporte da matéria – prima como açaí, cupuaçu, murici, acerola, entre outras espécies frutíferas utilizadas na produção de polpas.
Para o presidente da Coagrotai, Joselito Gonçalves de Sousa, a data será marcada como um dia histórico. “ Esse é o primeiro veículo próprio da cooperativa”, disse, explicando que, antes dependiam da liberação de transporte da secretaria de agricultura do município que dentro das possibilidades atendiam as necessidades.
Zimmer falou sobre a alegria em poder contribuir para o desenvolvimento do cooperativismo e da parceria com a Sagri. “ É gratificante ver a união de esforços para proporcionar melhorias às cooperativas que trabalham com a agricultura familiar no Pará”, ressalta,  completando que os veículos  vão ajudar no fortalecimento das atividades. 
O secretário Hildegardo Nunes disse sobre a satisfação em repassar os veículos. “A meta da Sagri é apoiar o produtor rural. Por isso, a preocupação é atender as demandas como essa do deputado Zimmer e parabenizou as  cooperativas por  fornecer alimentos para a merenda escolar ”, destaca.
Para o presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Estado do Pará (Fetagri), Francisco de Assis Solidade, que acompanhou a entrega das chaves, o momento é importante porque a agricultura familiar paraense conta com um parlamentar que conhece e defende o setor. 
O secretário de agricultura do município de Tailândia, Valdir Hoss, parabenizou a iniciativa e falou sobre a importância dos veículos.”São investimentos fundamentais para o escoamento da produção e para as demais atividades que exigem transporte”, finaliza.

Texto: Mara Barcellos (Assessoria de imprensa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário