quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Emater fecha parceria para ampliar o mercado a produtores de Marabá

Da Redação Agência Pará de Notícias Atualizado em 13/08/2013 às 16:43

Até outubro deste ano, agricultores familiares de Marabá, no sudeste do Pará, estarão ampliando o mercado para entrega de itens hortifrutigranjeiros. Uma parceria entre o setor privado, pequenos produtores da região e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) vai possibilitar a comercialização de produtos como alface, mel, pepino, couve e abacaxi, entre outros, fomentando a produção desses alimentos e o incremento na renda das famílias.
“Esta parceria abrirá mais uma porta do mercado para os agricultores familiares, que terão garantida uma demanda para sua produção. A equipe da Emater vai atuar na orientação para que o produtor trabalhe o escalonamento dessa produção, ou seja, diante do mercado já garantido, o produtor precisa de um norte para a regularidade da entrega”, explica o engenheiro agrônomo da Emater Genival Reis dos Santos.
Em Marabá, a Emater participou, esta semana, de uma reunião para selar a parceria, firmada entre o secretário especial de Estado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, Sidney Rosa, representantes de um supermercado da cidade e 25 agricultores familiares de cinco municípios (Marabá, Bom Jesus do Tocantins, Abel Figueiredo, Eldorado dos Carajás e Goianésia do Pará).
Os agricultores, que foram mobilizados pelos escritórios locais da Emater local, são assistidos pela empresa, e maioria mora em projetos de assentamento que já comercializam a produção com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Apoio à Alimentação Escolar (Pnae).
No próximo sábado (17), técnicos da Emater e agricultores familiares estarão no município de Imperatriz (MA), para visitar a matriz do supermercado e ver a experiência local. “Será como um intercâmbio técnico, para ver como é essa parceria. A próxima etapa é fazer um diagnóstico com os produtores e verificar a capacidade de abastecimento, de acordo com a demanda. A previsão é que, em outubro, alguns já estejam fornecendo produtos para o supermercado. Comercializar ainda é um desafio”, diz o técnico, estimando que a parceria incremente de 15% a 20% a renda dos agricultores familiares.

Texto:
Iolanda Lopes - Emater
Fone: (91) 3256- 5410 / (91) 9168-0535
Email: iolanda1lopes@hotmail.com / ascomematerpara@gmail.com

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural
Rod. BR 316, Km 12 S/N. Marituba-PA. CEP: 67.105-970
Fone: (91) 3256-1931 / 2644
Site: www.emater.pa.gov.br Email: presidencia@emater.pa.gov.br / gabinete@emater.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário