sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Na Semed, primeira etapa do Educacenso é concluída com sucesso





Professores: Janeide Alves, Elizeu Souza e Joelma Araújo do Censo Escolar da Semed
Em Marabá, os trabalhos correspondentes à primeira fase do Educacenso 2013 foram concluídos dentro do prazo estipulado pelo Governo Federal. Para dar conta da tarefa, as equipes da Semed, através do DPEP (departamento de Planejamento e Elaboração de Projetos) se desdobraram durante todo o mês de julho, quando os servidores do órgão têm o recesso de férias.
A professora Janeide Alves da Rocha, que junto com Elizeu de Souza Gomes e Joelma Araújo da Silva, responde pela questão na Semed, explica que “o Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos”, por isso é “o principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange: educação Infantil, ensinos fundamental e médio, educação especial e educação de jovens e adultos (EJA)”.
Janeide comenta que “a partir do Censo, são coletados dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar. As informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas”.
A profissional continua, dizendo que “as estatísticas auxiliam na execução de programas como: transferência de recursos públicos; merenda e transporte escolar; distribuição de livros e uniformes; implantação de bibliotecas; instalação de energia elétrica; Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)”, garante. (Fonte: Inep)


Texto e foto: Assessoria de Comunicação da SEMED/ André Vianello.


Nenhum comentário:

Postar um comentário