terça-feira, 13 de agosto de 2013

SEMED cria vagas em Morada Nova para solucionar novas demandas no Residencial Tiradentes



Com o início do segundo semestre e a recente entrega das casas do residencial Tiradentes aos moradores, surgiu a necessidade de se encontrar novas vagas para os cerca de seiscentos alunos, que foram deslocados de suas antigas das escolas em bairros como: Liberdade, Independência, Francisco Coelho entre outros. A dificuldade se deu por que a gestão anterior não previu a construção de escolas no novo bairro para abrigar os estudantes.
Paulo Jadjisk, do departamento de 1º ao 9º ano, foi um dos técnicos da secretaria de Educação designados para resolver o problema. Ele relata que todos os alunos estavam devidamente matriculados e estudando, entretanto, com o remanejamento de seus pais para o residencial, localizado entre Morada Nova e São Félix, passaram a morar muito distante das antigas escolas.

Soluções
Nesse sentido, a Semed se reuniu com os pais e o secretário Luiz Bressan, para estudar a possibilidade de matricular os alunos excedentes em escolas próximas. Assim, foram criados turnos intermediários, que funcionarão provisoriamente no horário de 11h00 as 15h00, visando à absorção desses estudantes.
Para os demais alunos, que já estudavam no local, inclusive àqueles que se passaram a morar no Tiradentes, só muda o fato de que agora, terão transporte escolar para ir as aulas com a presença de um tutor a bordo. O mesmo valendo para os que já estudavam em São Félix.
A escola Pedro Perez Fontenelle de Morada Nova foi a escolhida para receber a demanda excedente de estudantes em turno intermediário, a partir desta terça (13). A secretaria esclarece que graças à existência de um convênio entre o Município e o Estado, os alunos do ensino médio, que moram no residencial também terão acesso ao transporte escolar da prefeitura.

NEI’s
Quanto à criação dos Núcleos de Educação Infantil, que atenderão 200 crianças no Tiradentes, Paulo Jadjisk afirma que a própria comunidade indicou uma saída: o funcionamento destes, nos dois prédios que abrigam os centros comunitários no próprio residencial. A Semed, junto com a secretaria de Assistência Social (Seasp), só precisará agora, fazer pequenas adaptações no local.
 Nova escola
A Semed acredita que em breve, conseguirá a alocação de recursos junto ao MEC, para a construção de uma escola no próprio residencial Tiradentes, algumas equipes da secretaria estiveram no local destinado à obra, para avaliar as possibilidades do projeto. A comunidade, através de uma organização de moradores, tem acompanhado de perto e até ajudado o poder público municipal a definir muitas das ações pensadas para o bairro.

Texto e Foto: André Vianello - ASCOM/SEMED
     
     Equipe da Semed, no terreno da futura escola     



Nenhum comentário:

Postar um comentário