terça-feira, 3 de setembro de 2013

Reportagem sobre a Fata repercute entre lideranças



JORNAL CORREIO DO TOCANTINS
24 E 26 DE AGOSTO DE 2013
ANO XXXI EDIÇÃO 2.562
MARABÁ-  PARÁ  - BRASIL

CADERNO 1 – GERAL PÁGINAS 7

ABANDONO
Reportagem sobre a Fata repercute entre lideranças
ULISSES POMPEU
“Tão logo foram publicadas as duas páginas neste Jornal sobre as condições da Fata (Fundação Agrária do Tocantins Araguaia) na última edição, várias manifestações sobre assunto ecoaram nas redes sociais e também entre os líderes de movimento de trabalhadores rurais sem terra.
Os líderes sindicais Francisco Ferreira de Carvalho, o Chico Cib ex-presidente da FATA (nos anos de 1993 – 1998) e ex-diretor da FETAGRI Sudeste (1999 - 2000), atualmente Coordenador Estadual da Federação dos Trabalhadores/as na Agricultura Familiar (FETRAF) e Sebastião Alves de Souza, o Tião Branco  ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais de Marabá e ex-diretor da FETAGRI/FATA (até 2010) lamentam os rumos que estão tomando a FATA conforme afirmações repassadas ao CT por Antônio Gomes, o  Pipira.
‘Reconhecemos que a FATA é patrimônio dos Sindicatos dos Trabalhadores/as Rurais  de 17 municípios filiados à FETAGRI, e que atualmente pertencem a outros sindicatos vinculados a agricultura familiar. É lamentável que por questões ideológicas e políticas uma importante organização como FATA construída pelos agricultores/as e pesquisadores/as, inclusive com ajuda de organizações internacionais’, disse Tião Branco.
O educador Damião Santos informou que a reportagem foi bastante comentada, e disse que os trabalhadores contestam às informações do Pipira sobre os rumos da instituição.
Segundo Damião, os Governos: municipal, estadual e federal até 2010, apoiaram funcionamento da FATA/EFA, inclusive o Governo do Estado recentemente não efetivou convênio porque a FATA estava em inatividade, sem movimentos de pessoas. ‘O estado de caos é uma questão de incompetência e conivência dos dirigentes’, avalia.
Em relação aos gestores, disse que a atual gestão da FATA está na função desde 2004, como pode responsabilizar a gestão anterior. ‘O convênio com a Secretaria Municipal de Educação não continuou a partir de 2011 por falta de interesse dos dirigentes da FATA’.
Sobre a construção de um hotel, campo de futebol e posto de combustível, Damião avalia que essas atividades são contrárias ao Estatuto da FATA, que prevê uma organização sem fins lucrativos e tem outras finalidades.
Ainda segundo Damião, nos dias 18 a 20 de outubro de 2013 será realizada uma celebração de 20 (vinte) anos do nascimento da ideia da Escola Família Agrícola de Marabá, com uma série de atividades, incluindo um Encontro de Jovens Rurais e manifestação no Ministério Público Estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário