sexta-feira, 22 de novembro de 2013

VII EXPOSIÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EXPOEJA/2013




Marabá cem anos de aprendizagem cidadã

“Participando da construção da minha cidade, garantindo meu futuro com educação e escrevendo uma nova história”

A Secretaria Municipal de Educação de Marabá (SEMED), sob a coordenação do Departamento de Educação de Jovens e Adultos através das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF´s) que trabalham com a modalidade EJA. Realizará a VII Exposição da Educação de Jovens e Adultos  - EXPOEJA/2013  -  evento se constitui uma culminância das atividades pedagógicas realizadas no ano letivo com os/as alunos/as da EJA, apresentada em forma de  exposição arte-cultural tendo como objetivo geral a valorização do/a estudante, seus conhecimentos,  habilidades, vivências, realidades e sua cidadania.
 Este ano a EXPOEJA está associada a temática geral do Centenário da nossa Cidade e traz como tema: “Marabá cem anos de aprendizagem cidadã” e  como lema: “participando da construção da minha cidade, garantindo meu futuro com educação e escrevendo uma nova história”, uma forma de homenagear nossa cidade pelos seus cem anos e ao mesmo tempo evidenciar os avanços obtidos na educação e formação do/a educando/a da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
As Escolas irão apresentar em seus subtemas projetos educativos enfatizando: O futuro da cidade com sustentabilidade; Um sonho de um povo pelo Estado de Carajás; Marabá em fatos e fotos; A história de um povo, encontros de rios, gente e diversidade cultural; A história do Bairro São Félix trazendo a sua expansão urbana, o garimpo dos cristais, a abertura da rodovia PA 70 e ponte rodoferroviária do Rio do Tocantins; Nossas lendas: porca de bob, boto, buiúna, Matinta Pereira, Neguinho d´Água e Pé-de-Garrafa; A mitologia do sol e a lua da comunidade indígena Parkatêjê; A nossa música e um olhar literário sobre os pontos turísticos de Marabá; homenagens: Ao educador Paulo Freire e a educadora Josineide Tavares.
No âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA) serão apresentados os Programas: Brasil Alfabetizado - PBA e Inclusão de Jovens – Projovem Urbano.

“Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humaniza-lo, torna-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”
(Paulo Freire)

PROGRAMAÇÃO
Dia: 22 de novembro de 2013
Local: Praça São Félix de Valóis
Horário: 18:00 horas – Abertura Oficial
19:00 horas – Apresentações dos projetos das escolas: danças, músicas, poemas, fotos e pinturas.
20:00 horas – Visitação aos stands (tendas) culturais e educativas.
22:00 horas – Encerramento com show musical.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) em números: 27 (vinte e sete) Escolas na Zona Urbana, 200 (duzentos) professores/as envolvendo sala de aula, laboratório de informática e biblioteca (leitura), 114 (cento e cartoze) turmas, 4.081 (quatro mil e oitenta e um) alunos/as no Ensino Fundamental. O Programa Brasil Alfabetizado cujo objetivo é Alfabetização pessoas a partir dos 17 anos de idade que não tiveram acesso na idade própria, o programa funciona no período de 8  módulos em um ano, são 480 (quatrocentos e oitenta) alunos/as em 26 (vinte e seis) turmas na zonas: urbana e rural; e o Projovem Urbano um dos projetos do Programa Nacional Inclusão de Jovens. Tem por finalidade proporcionar formação integral ao jovem, associando: elevação da escolaridade - ensino fundamental – EJA, qualificação profissional inicial, participação cidadã - ações comunitárias. Público: jovens com idade entre 18 a 29 anos, que saibam ler e escrever. Atualmente formará 250 (duzentos e cinquenta) jovens abrirá uma nova chamada com 600 vagas. Entre os benefícios tem a bolsa de R$ de 100 (cem) reais para ajudar o jovem a permanecer no curso.




terça-feira, 19 de novembro de 2013

Efasc articula sua Feira de Alimentos

19/11/2013 - 09h16
Alunos passam a vender produtos da agricultura familiar, sempre nas manhãs de segunda-feira
MICHELLE TREICHEL

A Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) deu início ontem a um projeto diferenciado, que promete ser mantido, aperfeiçoado e expandido futuramente. A Feira Pedagógica de Alimentos visa integrar alunos do educandário e egressos, aproximando a produção familiar da comunidade. Segundo a professora Cristina Vergutz, a proposta é ajudar os jovens a organizar a questão comercial de suas propriedades de forma pedagógica. “Completamos o ciclo de formação proposto por nossa metodologia, com acompanhamento desde a produção até a venda”, explica.


A educadora acredita que a iniciativa é fundamental para que as famílias percebam, cada vez mais, que a diversificação é possível. Atualmente a entidade integra 120 comunidades, de diferentes municípios da região, que semanalmente passarão a ter destaque na sede da Efasc, em Linha Santa Cruz. “Muitas vezes as pessoas nos perguntam se temos alimentos para vender, pois sabem que atendemos filhos de produtores rurais.” Somente na vizinhança são aproximadamente 14 mil moradores, que a partir de agora podem acessar diretamente a colheita da agricultura familiar, sempre nas segundas-feiras, das 9 horas ao meio-dia.


O professor Antônio Carlos Gomes está entusiasmado com o novo projeto educacional, especialmente pela possibilidade de colocar os estudantes em contato direto com os consumidores. “As pessoas terão a oportunidade de estreitar os laços com os jovens produtores e saber a origem das mercadorias. É uma troca interessante para os alunos, muito mais pedagógica do que comercial”, ressalta. Ontem, ele convidou a sogra Doralice Weigel para conhecer de perto a iniciativa. Aos 67 anos, a aposentada defende um modo de vida mais saudável e aposta no sucesso do empreendedorismo jovem.

“Cada vez mais as pessoas dão valor para alimentos sem agrotóxicos. A Efasc é sensacional nesse sentido, pois está mudando paradigmas no campo e incentivando a produção ecológica entre os alunos”, argumenta. Em sua residência, no Bairro Goiás, há muito tempo Doralice mantém uma horta no pátio em nome da saúde da família. “Compro apenas hortaliças que são produzidas de forma ecológica. É muito bom ter mais uma opção de confiança em Santa Cruz”, comenta. Mais informações sobre a Feira Pedagógica de Alimentos podem ser conseguidas pelo telefone (51) 3713 3046 ou e-mail efasantacruz@gmail.com.

Fonte: http://www.gaz.com.br/_conteudo/2013/11/noticias/regional/6461-efasc-articula-sua-feira-de-alimentos.html
 

O BLOG DE NOTÍCIAS DE PIÇARRA: EMATER IMPULSIONA CULTURA DA MANDIOCA EM SÃO GERAL...

O BLOG DE NOTÍCIAS DE PIÇARRA: EMATER IMPULSIONA CULTURA DA MANDIOCA EM SÃO GERAL...: Agricultores familiares de São Geraldo do Araguaia, estão recebendo orientação técnica na cultura da mandioca para diversificar a produçã...

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

UNEFAB REALIZA REUNIÃO NACIONAL DE PLANEJAMENTO



O educador Damião Santos da Secretaria Municipal de Educação de Marabá (SEMED) e extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER), representando a Escola Família Agrícola Prof. Jean Hébette (em processo de implantação) participa do Encontro do Conselho Deliberativo e Equipe Pedagógica Nacional (EPN) da União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (UNEFAB), no período de 11 a 16 de novembro de 2013, em Orizona – Goiás.
O objetivo deste evento é avaliar o IV Congresso e XI Assembleia e planejar as ações da UNEFAB para o ano de 2014. Reunião com Laure Roges – Coordenadora de Projetos da Disop no Brasil (ONG Belga que apoia financeiramente as EFA´s brasileiras) para tratar sobre os seguintes temas: evolução Institucional da UNEFAB; avaliações e indicadores de impacto e proposta de parceria DISOP-UNEFAB para o próximo triênio 2014-2016.
Vice Prefeito Luiz Carlos, Secretário de Educação Bressan e Damião

A EFA Prof. Jean Hébette, em Marabá, prevista para iniciar o funcionamento em março 2014, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Marabá (SEMED) e Associações dos Agricultores dos Projetos de Assentamentos: Palmeira Jussara, Belo Vale, Santa Rita, Boa Esperança do Burgo, Burgo e Grande Vitória. Funcionará em uma Chácara “Estância Jardim Secreto” KM. 22 (sentido Itupiranga) de propriedade do Sr. Roberto Fonseca, que firmará com a SEMED/Prefeitura Municipal de Marabá um Termo de Compromisso de 04 (quatro) anos. Neste sentido ocorreu uma reunião com o vice-prefeito Luiz Carlos Pies (PT) um dos parceiros do projeto. Que contará com a participação institucional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER), do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará (IFPA – Campus Rural de Marabá), Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA/SR 27) e Núcleo de Educação Ambiental (NEAm) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).
Para o dia 6 de dezembro de 2013, no Auditório do INCRA/SR 27 está previsto a realização do Seminário: 20 anos da Pedagogia da Alternância no Pará: a experiência de Marabá.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

PRONATEC CAMPO

Começa nesta sexta-feira (08), na zona rural do município de Xapuri, no Acre, a 175 km da capital Rio Branco, aula inaugural do terceiro bloco de turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo (Pronatec Campo). O programa, executado por diversas instituições, entre elas o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), busca democratizar a educação profissional ao público rural.
A grande importância dos cursos é a qualificação técnica do agricultor, conforme assinala a delegada federal do MDA no Acre, Zenilda Barbalho Lima. “A ação alia conhecimento teórico à prática que o agricultor já tem. Com isso ele se qualifica para melhorar a qualidade de vida e a gestão do empreendimento, porque a propriedade é um empreendimento do agricultor familiar”, observa a delegada.
As primeiras turmas de alunos do Pronatec Campo, em diversos municípios do Acre, já receberam os certificados de conclusão. O segundo bloco está em andamento e o terceiro já está com as turmas preenchidas.
Pronatec Campo
Em Xapuri, os alunos terão aulas dos cursos de Agricultor Familiar e de Operador de Usina em Compostagem, com 40 vagas cada. Outros cursos estão sendo oferecidos em outros municípios do estado. Em Plácido Castro, os interessados poderão fazer o curso de Auxiliar Técnico em Agropecuária. Já em Assis Brasil, está disponível o de Agricultor Familiar. E, em Sena Madureira de Viveiricultor e de Agricultor Familiar. Cada curso oferece 40 vagas. O início das aulas está previsto para 22 de novembro.

Ascom/MDA

PAPO LITERÁRIO COM ABÍLIO PACHECO