terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Governador Tarso Genro e secretário Ivar Pavan são recebidos por jovens agricultores em Santa Cruz do Sul


Governador Tarso Genro e secretário Ivar Pavan (SDR) na Efasc, em Santa Cruz do Sul
Governador Tarso Genro e secretário Ivar Pavan (SDR) na Efasc, em Santa Cruz do Sul
Com o objetivo de qualificar o trabalho e a estrutura da segurança pública no Estado, o governador Tarso Genro entregou em Santa Cruz do Sul, nesta segunda-feira (24), um total de 21 viaturas para a Brigada Militar da Região do Vale do Rio Pardo. O chefe do Executivo também almoçou com jovens agricultores na Escola Família Agrícola (EFA) de Santa Cruz do Sul, para celebrar os cinco anos da instituição, constituída por uma associação agricultores familiares que se reúnem para garantir aos filhos a possibilidade de acesso a uma educação no campo diferenciada. 

"Esta iniciativa é motivo de orgulho para o Estado e o nosso Governo tem o dever de apoiar e multiplicar recursos para experiências como esta", disse Tarso ao destacar que a raiz da sua formação é também a escola agrotécnica e que o aprendizado tem influência na sua vida até hoje. 

O governador ressaltou que vivemos em um mundo regulado pelo grande capital financeiro especulativo, e que devemos fortalecer a agricultura familiar, camponesa, para ocupar os mais de 52% das terras agricultáveis do país. 

"Quem produz saúde a partir da alimentação são vocês e temos que fortalecer este conceito agroalimentar. Alimentos sadios só podem ser feitos pela agricultura familiar e cooperativas, seja de maneira organizada ou individual", afirmou o governador. 

O presidente da Associação Gaúcha pró-escolas Famílias Agrícolas, Elton Roberto Hein, lembrou que o Bolsa Jovem já é uma vitória da parceria com o governo estadual que tem se comprometido com a agricultura familiar. "Muito ainda deve ser feito, mas este governo já demonstrou o comprometimento que tem com aqueles que vivem da terra e querem continuar nela". 

O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan, destacou que a experiência começou com dificuldade, mas hoje é vitoriosa. "É um orgulho, no Ano Internacional da Agricultura Familiar, poder contribuir cada vez mais como parceiros de projetos como este. Esta escola é um exemplo, pois se dedica à agricultura familiar do futuro. É muito bom poder contribuir com a formação de mão-de-obra do campo", disse. 

As EFAs estão atuando em mais de 25 municípios do Estado, agregando a família agricultora em prol da educação do campo, na construção de projetos produtos, que contribuem para a permanência do jovem na roça, com qualidade de vida e sustentabilidade no campo. Após almoço com os jovens o governador reuniu-se com a coordenação estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). 

Viaturas
Conforme Tarso, quando assumiu o governo, a frota estava completamente desqualificada e os profissionais desmotivados pelos baixos salários. "Isso tudo nós estamos revertendo, não só melhorando os salários, mas também comprando equipamentos de proteção, viaturas e também carros de bombeiros que estavam deteriorados". O governador esteve acompanhado do secretário de Segurança Pública, Airton Michels; do sub-comandante geral da Brigada Militar, Silanus Mello; e do secretário-chefe da Casa Militar, Coronel Oscar Luis Moiano. 

As viaturas serão distribuídas aos municípios de Cachoeira do Sul (2), Vale Verde, Ibarama, Sobradinho (2), Lagoão, Rio Pardo, Candelária (2), Santa Cruz do Sul (4),Venâncio Aires, Sinimbu, Segredo, Passo do Sobrado, Rio Pardo (2) e Encruzilhada do Sul.

(Daiane Roldão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário