terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Seminário apresenta cursos do Pronera que serão ofertados em Tocantins

Cerca de noventa agricultores familiares assentados e acampados participaram de seminário do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), dias 21 e 22 de fevereiro, na Escola TO Seminário Pronera foto Raquel AbreuFamília Agrícola de Porto Nacional (TO).

O evento foi realizado para apresentar os cursos do Pronera que serão ofertados em Tocantins nas áreas de técnico em agroecologia integrado ao ensino médio e magistério de nível médio. As atividades pedagógicas serão promovidas pela Escola Família Agrícola em parceria com o Incra.

Na abertura do evento, o superintendente regional do Incra/TO, Ruberval Gomes da Silva, destacou a importância do programa para a qualificação e a capacitação dos agricultores familiares. "Investir na formação dos trabalhadores rurais assegura o desenvolvimento dos assentamentos e qualidade de vida para as famílias", disse.

A programação do seminário incluiu palestras sobre reforma agrária, agroecologia, educação do campo e pedagogia da alternância, além de apresentação dos cursos que serão ofertados. Além dos agricultores familiares, participaram representantes da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado de Tocantins (Fetaet), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Secretaria de Estado da Educação e Secretaria Municipal de Agricultura de Porto Nacional.

Inscrição e seleção

Após a realização do seminário, a Escola Família Agrícola de Porto Nacional promoveu a primeira seleção de alunos para os cursos de magistério nível médio e técnico em agroecologia integrado ao ensino médio. As provas ocorreram dia 23 de fevereiro, com a participação de 71 candidatos.

Nova seleção será realizada em abril para preenchimento das 90 vagas destinadas a cada um dos cursos. O processo seletivo é composto de prova objetiva das disciplinas de português, matemática, ciências, história e geografia, além de prova de redação e análise de currículo.

Podem se candidatar trabalhadores rurais acampados, quilombolas e assentados da reforma agrária e do Programa Nacional de Crédito Fundiário. As vagas são destinadas a jovens e adultos. Informações sobre o processo seletivo, documentação necessária e inscrições na Escola Família Agrícola de Porto Nacional, pelos telefones (63) 8448-6735 / 8454-9652.

Os dois cursos iniciam as atividades em abril e as aulas serão realizadas utilizando a pedagogia da alternância, com atividades em período integral em dois módulos mensais por ano. As atividades serão realizadas durante três anos e todas as despesas serão custeadas por meio de convênios firmados entre a instituição de ensino e o Incra, com investimento total de R$ 2,5 milhões.

Pronera

O objetivo do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) é ampliar a escolarização de agricultores familiares para democratizar o conhecimento no campo. O programa do Incra apoia projetos educacionais de instituições de ensino que utilizam metodologias voltadas para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária.

Os jovens e adultos selecionados participam de cursos de educação básica (alfabetização), ensino médio e técnico profissionalizante, ensino superior e pós-graduação.

Assessoria de Comunicação Social do Incra/TO
(63) 3219-5287
www.incra.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário