terça-feira, 29 de abril de 2014

EFA REALIZA ENCONTRO COM PARCEIROS




Participantes do Encontro da EFA

 Nos dias 24 e 25 de abril de 2014, a Escola Família Agrícola (EFA) “Prof. Jean Hébette” realizou um Encontro com os parceiros do Projeto, abordando o tema: é possível produzir conhecimentos e alimentos. O evento aconteceu na Chácara Estância Jardim Secreto localizada no km 23 na Rodovia Transamazônica (sentido Itupiranga).
Os parceiros que participaram do encontro: representando o Prefeito João Salame (PROS) o vice-prefeito Luiz Carlos Pies (PT), representando o Secretário Municipal de Educação Professor Pedro Souzao Coordenador da Educação do Campo Wesley Nascimentoe a Diretora de Ensino Floripes Silva, Cristiane Cunha e Maria Antônia Araújorepresentando o Núcleo de Educação Ambiental (NEAm) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Daniel Mangas representante da  Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e Aguiberto Rodrigues Alves da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER).
A coordenação das palestras ficou a cargo de Damião Santos (EMATER/SEMED), os educadores Yang Torres, Rafael Soares. Com a colaboração das lideranças rurais da agricultura familiar: Tião Branco, Isaias Soares, Zezito do Belo Vale, Antônio Mineiro e egressos da EFA: Jaime Gonçalves, Magno Rocha e André Luiz Oliveira.
A Chácara Estância Jardim Secreto deverá ser locada pela Prefeitura de Marabá visando o funcionamento da EFA, tem uma infraestrutura que dispõem de alojamentos masculinos, femininos, cozinha, refeitório, banheiros, auditório e campo de futebol. Existem também tanques de peixes, pocilga, aviário e curral que serão utilizadas com os objetivos produtivo e educativo.

A decisão das Associações dos/as Agricultores/as envolvidos/as é iniciar o funcionamento da EFA dia 19 de maio de 2014 com no mínimo 20 (vinte) jovens rurais (alunos/as)do Ensino Fundamental. A principal questão a ser resolvida será a assinatura do contrato de locação da estrutura física e contratação dos professores por parte da Prefeitura.
 A EFA é integrada a Rede Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Marabá (SEMED) e filiada a União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (UNEFAB). Funcionará em regime de internato de segunda a sexta por um período de duas semanas (alternância), tendo como objetivo trabalhar uma educação integral objetivando preparar os/as agricultores/as familiares para serem agentes de desenvolvimento sócio e economicamente sustentável do meio rural com atuação na família, na comunidade local ou regional.

No encontro foi relembrada a história de 46 anos das EFA´s no Brasil que começou com o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES), organização criada dia 26 de abril de 1968, por iniciativa de Pe. Humberto Pietrogrande com o apoio e colaboração das lideranças comunitárias, religiosas e políticas da região com a finalidade de desenvolver uma ação integrada de educação e saúde por meio de uma ampla ação comunitária visando à formação integral do ser humano. Atualmente as EFA´s estão presentes em 17 estados brasileiros com 147 Centros de Familiares de Formação por Alternância (CEFFA´s).




Nenhum comentário:

Postar um comentário