segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Engenheiro agrônomo Paulo Pedroso novo presidente da Emater


Presidente da EMATER Pedroso
O engenheiro agrônomo Paulo Amazonas Pedroso foi anunciado na manhã desta terça-feira, 30, em coletiva concedida pelo governador Simão Jatene, como o novo presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). Atualmente o órgão estadual, que está presente nos 144 municípios paraenses, registra a marca anual de 176 mil atendimentos a famílias agricultoras e tem um corpo técnico de mais de 1,2 mil funcionários. 
Formado pela Faculdade de Ciências Agrárias (Fcap), atual Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Pedroso é servidor da Emater desde 2008, ocupando o posto de diretor técnico da instituição desde julho deste ano. Antes passou pela Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), onde esteve à frente da Diretoria de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal de 2011 a julho de 2014. Também foi gerente da Unidade Regional do Sebrae em Capanema até 2007.
“Vamos dar prosseguimento ao apoio à agricultura familiar, que responde por 80% da produção do estado. Vamos dinamizar a assistência técnica ao nosso público alvo, sempre em consonância com os governos estadual e federal e ainda com a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (Sedap)”, afirma o novo gestor, que sucede o também engenheiro agrônomo e servidor da instituição Humberto Balbi Reale Filho.
A Emater encerra o quadriênio 2011/2014, alcançando números inéditos na extensão rural pública do Estado. Mais de 610 mil famílias atendidas por meio dos programas: Campo Cidadão, Pará Florestal, Pesca e Aquicultura, Igualdade Étnico-Racial e Social, Modernização do Setor Agropecuário. Só em 2014 os atendimentos as famílias chegaram a quase 130 mil. No período o investimento em máquinas e equipamentos na Empresa superou os R$ 9 milhões, como parte da modernização da empresa.
O quadriênio também foi marcado pelo benefício de políticas públicas às famílias agricultoras como o crédito rural por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) com a elaboração de 71 mil e 44 projetos, ultrapassando os R$ 782 milhões, aprimorando os sistemas produtivos por meio de novas tecnologias de produção.
Texto: Paula Portilho
Fonte: ASCOM/EMATER
Curtir ·  · 

Nenhum comentário:

Postar um comentário