quinta-feira, 7 de maio de 2015

Escola Família Agrícola (EFA) “Prof. Jean Hébette: viva e produtiva – primeiro ano[1]





Damião Solidade dos Santos[2]

Nos dias 7 e 8 de maio a Escola Família Agrícola (EFA) “Prof. Jean Hébette”, comemora seu primeiro ano de funcionamento com a realização do I Encontro dos Pais, Mães e Educandos/as, e também os parceiros (ano passado também foi realizado evento semelhante), na pauta consta: histórico sobre a EFA, regimento interno, políticas públicas para os jovens do campo, relato de ex-alunos/as.
A EFA está localizada no km 23 da Rodovia Transamazônica (BR 230 – sentido Itupiranga), no Projeto de Assentamento Grande Vitória, município de Marabá, região sudeste do Pará (macro região Carajás), na Amazônia Brasileira.   É uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) integrada a Rede Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Marabá (SEMED), vinculada a Diretoria da Educação do Campo, tendo a frente o professor Wesley Nascimento.
A EFA é uma organização filiada à União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas (UNEFAB) desde 1998. A origem da Pedagogia da Alternância é francesa com 78 anos em desenvolvimento no mundo e 47 anos no Brasil, estando presente em 17 estados brasileiros com 147 Centros de Familiares de Formação por Alternância (CEFFA´s).
Depois de um ano de articulação iniciou seu funcionamento no dia 19 de maio de 2014, em outro espaço e num novo contexto histórico como retomada da EFA da Região de Marabá, tendo com lema: “Escolas Famílias Agrícolas esta ideia não pode morrer!” e acreditando nas possibilidades e oportunidades de que “é possível produzir conhecimentos e alimentos”.
A EFA tem como objetivo geral: proporcionar uma Educação de Jovens e Adultos (EJA) para agricultores/as, de forma participativa e integrada entre Escola, Família e Comunidade fundamentada na Pedagogia da Alternância da Escola Família Agrícola (EFA) e nos princípios da Educação do Campo.
Os participantes (alunos/as – educandos/as) da EFA são jovens rurais (homens e mulheres) de 12 a 29 anos de idade, que estejam aprovados para o 6º ano (5ª série) do Ensino Fundamental. Em regime de internato por um período de duas semanas (alternância).
A Equipe de monitores/as (educadores/as) é composta por: Vanalda Araújo (coordenadora), Rafael Soares, Yank Torres, Emery de Castro, Leonardo Silva, Nilva Souza e Damião Santos.
Contam com participação das Associações dos Agricultores/as dos Projetos de Assentamentos envolvidos, tendo como organização gestora da EFA a Associação dos Agricultores/as do Projeto de Assentamento Grande Vitória. Tem o apoio da Federação dos Trabalhadores/as da Agricultura Familiar (FETRAF). Destacamos a colaboração das lideranças: Isaias Soares, Tião Branco, Antonio Mineiro, Xavier da Santa Fé, Júnior do Patuá entre outras.
A EFA contou neste primeiro ano com o apoio e participação institucional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER), do Núcleo de Educação Ambiental (NEAm) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Secretaria Municipal de Agricultura (SEAGRI) e a da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).  A EFA pretende neste segundo ano estreitar as relações de parceria com o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará (IFPA – Campus Rural de Marabá), o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA/SR 27), a Mineradora Vale e outras organizações. Em 2015 a EFA estabeleceu parceria com a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e está desenvolvendo o Projeto Escravo Nem Pensar. Outros parceiros surgirão...
O Secretário de Educação de Marabá Professor  Pedro Souza certa vez falou “vamos trabalhar para o projeto dar certo.” Com certeza hoje já afirma o projeto EFA está dando certo e produzindo frutos. Em entrevista comentando sobre Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) relativos a 2013 em Marabá. Mencionou a EFA como uma das medidas para melhorar a qualidade do ensino. “Neste momento, temos a Escola Família Agrícola que funciona em regime de tempo integral com foco na pedagogia da Alternância com 15 dias na escola e 15 dias em suas casas”.

O destaque em 2013 foi à execução do Projeto “Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia - PEHEG”, este serviu para fortalecer a horta da EFA a única Unidade Produtiva e Educativa (UPE) implantada, e que teve êxito com produção de diversas hortaliças: cebolinha, coentro, alface, tomate, jiló, aboborinha, couve, pepino, quiabo.
Em relação às Unidades Produtivas e Educativas (UPE´s) da EFA: avicultura, piscicultura, suinocultura, bovinocultura, horticultura e produção de mudas. Estas unidades têm por objetivos os aspectos: produtivo e educativo, sobretudo, como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem e o fornecimento de alimentos para consumo interno da Escola. É necessário o funcionamento das unidades a partir de 2015. Avante na vida educativa produzindo conhecimentos e alimentos.



[1] Publicado originalmente no Jornal Opinião, Marabá– Pará, 7  e 8  maio de 2015, Edição: 2601,  p. 2.
[2]Educador com atuação na Escola Família Agrícola Prof. Jean Hébette (EFA) e na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER-PARÁ), Marabá - PA.dsolidade@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário